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A relação de dimensões do perfil dos empreendedores em startups que crescem: uma análise configuracional

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Autor Peixoto, Gaspar Antonio;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8625282473383258;
Orientador Marconatto, Diego Antonio Bittencourt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9626677883636081;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título A relação de dimensões do perfil dos empreendedores em startups que crescem: uma análise configuracional;
Resumo O papel desempenhado pelos proprietários de startups e a sua relação com o crescimento de seus negócios atrai o interesse de pesquisadores de várias disciplinas. No entanto, quando o assunto se refere ao perfil empreendedor, a literatura apresenta-se fragmentada. Diante deste cenário, propomos um estudo para ampliação dos conhecimentos acerca das relações de características-chaves do perfil empreendedor com o crescimento de startups. Através de uma abordagem configuracional, analisamos os dados de 49 empreendedores de startups para identificar combinações das dimensões da orientação empresarial individual, do capital psicológico, do capital humano e do capital social que se fazem presentes em startups que crescem. Isoladamente, nenhuma das dimensões se revelou obrigatória para produzir o crescimento nas organizações. No entanto, a análise de suficiência apresentou uma configuração de sucesso para cada um dos capitais citados. Os achados do estudo indicam que as startups oriundas do meio acadêmico são fortemente impulsionadas pela alta educação e baixa experiência de seus fundadores. Esse perfil favorece o uso das capacidades tecnológicas em detrimento das capacidades gerenciais e implica na tendência da organização em focar mais no desenvolvimento de novos produtos e menos aos aspectos de gestão do negócio. A baixa experiência dos empreendedores universitários afeta a identificação de oportunidades de mercado e a limita a formação de redes de cooperação para a startup. A busca de apoio de incubadoras e de aceleradoras revela-se uma estratégia vital para que as startups possam superar essas carências. Também identificamos uma forte influência da pandemia da Covid-19 sobre o comportamento dos empreendedores, em especial sobre as dimensões da esperança e do otimismo do capital psicológico. A pesquisa amplia o entendimento de como diferentes características do empreendedor se configuram para potencializar o crescimento de startups e reforça o papel das incubadoras e aceleradoras na compensação de características ausentes nas equipes gestoras. Sob a ótica gerencial, o trabalho apoia o diagnóstico das características empreendedoras, tanto para criadores de startups já constituídas, como para indivíduos com intenções de empreender. Também, o estudo ajuda mentores, incubadoras, aceleradoras e investidores a selecionar os melhores prospects e, por fim, a concentrar esforços naquelas características individuais que potencializam o crescimento das startups por eles apoiadas.;
Abstract The role played by owners of startups and their relationship with the growth of their businesses attracts the interest of researchers from various disciplines. However, regarding the subject of the ideal entrepreneurial profile, the literature is fragmented. As such, we propose a study to expand knowledge about the relationship between key characteristics of the entrepreneurial profile and startup growth. Using a configurational approach, we analyzed data from 49 startup entrepreneurs to identify combinations of the dimensions that are present in growing startups: individual entrepreneurial orientation, psychological capital, human capital, and social capital. In isolation, none of the dimensions proved mandatory to produce growth in organizations. However, sufficiency analysis showed one successful configuration for each of the above types of capital. The study findings indicate that startups coming from academia are strongly driven by their founders’ high levels of education and low levels of experience. This profile favors the use of technological capabilities to the detriment of managerial capabilities, implying a tendency for the organization to focus more on the development of new products and less on business management. The low experience levels of university entrepreneurs affect their identification of market opportunities and limits the startup’s formation of cooperative networks. Therefore, obtaining support from incubators and accelerators have proven to be a vital strategy for startups to overcome these shortcomings. We also identify heavy influence from the Covid-19 pandemic on entrepreneurial behavior, particularly in the ‘hope and optimism’ dimensions of psychological capital. This research extends the understanding of how different configurations of entrepreneurial characteristics enhance the growth of startups and reinforce the role of incubators and accelerators in compensating for missing characteristics in management teams. From a managerial perspective, the work supports the analysis of entrepreneurial characteristics, both for creators of already-established startups and for individuals intending to become entrepreneurs. The study also helps mentors, incubators, accelerators, and investors to select the best prospects and, ultimately, to focus efforts on the individual characteristics that most enhance the growth of the startups they support.;
Palavras-chave Empreendedorismo; Crescimento de startups; Perfil empreendedor; Orientação empreendedora individual; Capital humano; Capital psicológico; Capital social; Entrepreneurship; Startups growth; Entrepreneurial profile; Individual entrepreneurial orientation; Psychological capital; Human capital; Social capital;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-05-20;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10083;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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