RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Frugalidade no desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma multinacional no Brasil

Mostrar registro simples

Autor Arend, Maísa Cristina;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2656509914967043;
Orientador Souza, Yeda Swirski de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2454662413132139;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Frugalidade no desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma multinacional no Brasil;
Resumo O tema da inovação frugal tem ganho interesse teórico e aplicado, relacionando-se tanto com a análise de características de mercados emergentes, quanto com novas estratégias no desenvolvimento de produtos e serviços para atender a esses mercados. Consiste na prática de desenvolver produtos com qualidade, relativamente mais baratos, por meio de soluções de baixo custo para clientes com baixo poder de compra. Com o objetivo de entender o desenvolvimento de um produto frugal, esta pesquisa baseia-se em estudos sobre frugalidade e desenvolvimento de produtos. Uma vez que prevalecem análises no contexto da China e Índia, dado o seu grande potencial de expansão, identificou-se oportunidade para um estudo no contexto brasileiro. Para isto foi investigado o caso de uma empresa multinacional situada no Brasil, em fase de expansão de seus negócios no mercado brasileiro. Para a análise dos dados utilizaram-se categorias de análise identificadas na literatura acadêmica, o qual compuseram a fundamentação teórica do estudo, tais como os antecedentes, processos e resultados em projetos frugais. Foi verificada a aderência das categorias definidas quanto ao contexto estudado. No que se refere aos antecedentes, o entendimento das estratégias para a expansão da marca no mercado brasileiro através do desenvolvimento de um produto frugal para produção local, contribuíram para a internacionalização da marca. Quanto aos processos, o entendimento detalhado sobre o procedimento da empresa para desenvolvimento de projetos em conjunto com as entrevistas, enriqueceram o estudo. Por fim, como resultados, a concretização da produção local de um produto de baixo valor agregado, bem como investimento em capacidades tecnológicas locais e ações constantes de melhoria e implementações sustentáveis, possibilitaram a expansão da marca e aumento de volume no mercado brasileiro. Ademais, a pesquisa revela oportunidades de pesquisa relacionadas a: efeitos de aspectos institucionais como a adaptabilidade da legislação local; relações entre frugalidade e sustentabilidade; bem como questões relacionadas a estratégia de investimento mais adequada ao tipo e objetivo de negócio.;
Abstract The theme of frugal innovation has gained theoretical and applied interest, relating both to the analysis of characteristics of emerging markets, and to new strategies in the development of products and services to serve these markets. It consists in the practice of developing quality products, relatively cheaper, through lowcost solutions for customers with low purchasing power. In order to understand the development of a frugal business model, this research is based on studies on frugality and product development. Since analyses prevail in the context of China and India, given their great potential for expansion, an opportunity for a study in the Brazilian context was identified. For this, the case of a multinational company located in Brazil, in the expansion phase of its business in the Brazilian market, was investigated. For data analysis, analysis categories identified in academic literature were used, which made up the theoretical foundation of the study, such as antecedents, processes and results in frugal projects. The adherence of the defined categories regarding the studied context was verified. With regard to the antecedents, the understanding of the strategies for the expansion of the brand in the Brazilian market through the development of a frugal product for local production, contributed to the brand's internationalization. As for the processes, the detailed understanding of the company's procedure for developing projects together with the interviews enriched the study. Finally, as a result, the realization of the local production of a product with low added value, as well as investment in local technological capabilities and constant improvement actions and sustainable implementations, enabled the expansion of the brand and increase in volume in the Brazilian market. Furthermore, the research reveals opportunities related to: effects of institutional aspects such as adaptability of local legislation; relations between frugality and sustainability; as well as questions related to the most adequate investment strategy for the type and objective of the business.;
Palavras-chave Frugalidade; Desenvolvimento de produto; Mercados emergentes; Processo; Estratégias; Frugality; Product development; Emerging markets; Processes; Strategies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-08-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10084;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística