RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Prevenção e promoção de saúde no contexto escolar: formação continuada de professores em desenvolvimento de competências socioemocionais

Mostrar registro simples

Autor Justo, Alice Reuwsaat;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6377122353022971;
Orientador Andretta, Ilana;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8027292656441921;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Prevenção e promoção de saúde no contexto escolar: formação continuada de professores em desenvolvimento de competências socioemocionais;
Resumo As competências socioemocionais têm sido desenvolvidas no contexto escolar como estratégia de prevenção e promoção de saúde. A literatura aponta para a importância do professor e de suas competências socioemocionais para a qualidade de vida e bem-estar próprio e de seus alunos. Esta pesquisa propõe uma adaptação do Treinamento de Habilidades em Terapia Comportamental Dialética como formação continuada de professores para o desenvolvimento de competências socioemocionais. No artigo I investiga-se a relação entre regulação emocional e habilidades sociais educativas e avalia as competências socioemocionais de 69 professores de Ensino Fundamental. A avaliação dos efeitos da intervenção, descrita no Artigo II, mensura os efeitos sobre as competências socioemocionais em três tempos e a viabilidade da formação em 27 professores através de um estudo misto. Foram encontrados poucos resultados quantitativos positivos e bons resultados quanto à viabilidade da formação, apontando para necessidade de aumentar o tempo de intervenção. Por fim, em um relato de experiência, no Artigo III, investigam-se as contribuições desta abordagem para o contexto escolar. Conclui-se que a Terapia Comportamental Dialética contribui para que o professor tente alcançar o equilíbrio entre as dialéticas específicas da sala de aula e apresenta potencial para atingir questões complexas e multifacetadas como as encontradas no contexto escolar.;
Abstract Socioemotional competence has been developed in school settings as a prevention and health promotion strategy. Literature shows the importance of teachers’ socioemotional competence for them and their students’ wellbeing and life quality. The present dissertation proposes an adaptation of Dialectical Behavioral Therapy Skills Training as a teachers’ continuing education intended to develop socioemotional competence. The study I investigate the relation between emotion regulation and educative social skills and measure 69 primary school teachers’ socioemotional competence. Evaluation of intervention effects, described at Study II, measure its effect at 27 teachers’ socioemotional competence at three periods and program feasibility per a mixed method study. It was found a little positive effect on quantitative analyses and optimal results from program feasibility, leading to conclude the necessity to extend intervention length. In Study III it is investigated the contributions of this approach to school settings through an experience report. It is concluded that Dialectical Behavioral Therapy can contribute to teachers achieve the specifics classrooms dialectical balance and presents a potential to attain complex and multifaceted issues present in school settings.;
Palavras-chave Promoção de saúde; Competências socioemocionais; Terapia comportamental dialética; Formação continuada de professores; Health promotion; Socioemotional competence; Dialectical behavioral therapy; Teachers’ continuing education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-07-23;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10133;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística