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Serviços ágeis como mediador entre capacidades dinâmicas e performance

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Autor Gonçalves, Priscila de Fátima;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3956011558504156;
Orientador Garrido, Ivan Lapuente;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0319401801737464;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Serviços ágeis como mediador entre capacidades dinâmicas e performance;
Resumo O ambiente de negócios está cada vez mais competitivo e, criar vantagem competitiva está cada vez mais complexo e rigoroso para as empresas, principalmente do que tange à indústria de serviços. A indústria de serviços tem contribuído cada vez mais para a economia e, a transformação do ambiente global traz mais oportunidades de serviços novos. Com essa transformação, as empresas são obrigadas a adaptar seus processos e negócios em um ritmo mais acelerado, agindo principalmente de maneira proativa, reativa e tomando decisões de uma forma mais rápida. A indústria de serviços de TI, está dentre as empresas que fazem parte do ambiente turbulento, com a necessidade de rápidas mudanças para que respondam de forma rápida e eficiente às necessidades de seus clientes. Para que as empresas consigam agir e reagir de forma rápida e eficiente, aumentando a sua performance e garantindo crescimento no mercado de serviços, é necessário desenvolver capacidades dinâmicas. De acordo com Teece (2007) capacidades dinâmicas permitem detectar e aproveitar novas oportunidades de negócios. O objetivo desta pesquisa é verificar se serviços ágeis medeiam a relação existente entre capacidades dinâmicas e performance. Para a realização desta pesquisa foi utilizada a escala desenvolvida por Raman e Bharadwaj (2017), com adaptações e inclusões de construtos relacionados à performance e dados sócio demográficos das empresas estudadas. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa exploratória, cuja amostra contou com 70 empresas de serviços de TI no Brasil. O instrumento utilizado foi um questionário onde os itens foram medidos em doze categorias, somando um total de 53 questionamentos. A pesquisa traz duas contribuições, sendo a mais importante delas identificar serviços ágeis como mediador na relação entre capacidades dinâmicas e performance e a segunda por ser um estudo na área de serviços. Uma outra contribuição foi a validação deste instrumento, pois é importante tanto para o aspecto aplicado, pelo fato de poder ser utilizada em pesquisas relacionadas às capacidades dinâmicas, performance ou ainda a serviços ágeis, como para gestores que fazem uso de capacidades dinâmicas em empresas de serviços de TI.;
Abstract The business environment is increasingly competitive and, creating competitive advantage is increasingly complex and rigorous for companies, especially with regard to the service industry. The service industry has increasingly contributed to the economy and the transformation of the global environment brings more opportunities for new services. With this transformation, companies are forced to adapt their processes and businesses at a faster pace, acting mainly in a proactive, reactive manner and making decisions more quickly. The IT services industry is among the companies that are part of the turbulent environment, with the need for rapid changes so that they respond quickly and efficiently to the needs of their customers. For companies to be able to act and react quickly and efficiently, increasing their performance and ensuring growth in the services market, it is necessary to develop dynamic capabilities. According to Teece (2007), dynamic capabilities allow to detect and take advantage of new business opportunities. The objective of this research is to verify if agile services mediate the relationship between dynamic capabilities and performance. To carry out this research, the scale developed by Raman and Bharadwaj (2017) was used, with adaptations and inclusions of constructs related to the performance and socio-demographic data of the companies studied. This is a cross-sectional study with an exploratory quantitative approach, whose sample included 70 IT service companies in Brazil. The instrument used was a questionnaire where the items were measured in twelve categories, adding up to a total of 53 questions. The research brings two contributions, the most important of which identify agile services as a mediator in the relationship between dynamic capabilities and performance and the second because it is a study in the area of services. Another contribution was the validation of this instrument, as it is important both for the applied aspect, as it can be used in research related to dynamic capabilities, performance or even agile services, as well as for managers who use dynamic capabilities in companies of IT services.;
Palavras-chave Capacidades dinâmicas; Serviços ágeis; Performance; Dynamic capabilities; Agile services;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-12-18;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10274;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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