RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Esmalte: um bem com muitos significados: um estudo sobre o comportamento das consumidoras de esmaltes

Mostrar registro simples

Autor Aliatti, Milena;
Orientador Zilles, Fernanda Pagliarini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4717780136418160;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Esmalte: um bem com muitos significados: um estudo sobre o comportamento das consumidoras de esmaltes;
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em um estudo sobre o comportamento das consumidoras de esmaltes, visando compreender o uso de esmaltes como formador de identidade do púbico feminino. Essa análise foi feita a partir de uma pesquisa qualitativa por meio da técnica de entrevista em profundidade, realizada com cinco consumidoras do produto, bem como pesquisas bibliográficas que apresentam a revisão da literatura sobre consumo, cultura e como ela influencia no significado que damos para cada bem que adquirimos (compramos), bem como o comportamento do consumidor e as cinco etapas do processo de compra. A partir da análise, constatou-se que as unhas assumiram um papel fundamental na vida das mulheres, pois são consideradas como um ponto essencial para uma boa apresentação, uma vez que estão ligadas à moda e são vistas como um assessório, sendo uma das partes do corpo mais vistas pelos outros e por elas próprias. Além disso, as unhas têm o poder de mudar o comportamento das mulheres que deixam de fazer coisas simples do dia-a-dia para não chamar a atenção para as mãos, caso as unhas não estejam feitas. Da mesma forma, quando as unhas estão bonitas, algumas ações passam a ser potencializadas para deixar as mãos em evidência, com o propósito de que os outros vejam e elas sejam elogiadas. Dessa forma, percebe-se que as unhas são formadoras de identidade feminina, pois através do esmalte os significados são transferidos para aquelas que o usam, influenciando tanto na sua vida profissional, quanto pessoal. Assim, as unhas são um reflexo do interior feminino, da maneira com que elas estão se sentindo ou de como querem estar; é a forma com que expõe seu interior ou apresentam seus sentimentos para os outros.;
Palavras-chave Comportamento das consumidoras de esmaltes; Identidade feminina;
Tipo TCC;
Data de defesa 2014-07-15;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10518;
Nivel MBA;
Curso Marketing Estratégico;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística