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Modelos de negócios à luz da Teoria Neo-institucional: um estudo em health techs brasileiras

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Autor Fróes, Luiza Ten-Cate;
Orientador Klein, Amarolinda Iara da Costa Zanela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7550820294257183;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Modelos de negócios à luz da Teoria Neo-institucional: um estudo em health techs brasileiras;
Resumo As transformações tecnológicas oriundas da indústria 4.0 possibilitam inúmeras inovações em produtos, serviços e modelos de negócio, bem como, impulsionam o empreendedorismo digital. Nesse contexto, startups da área da saúde, conhecidas como health techs, vem utilizando tecnologias para melhorar ou transformar a experiência dos pacientes, e têm potencial para revolucionar o frágil sistema de saúde atual. Entretanto, as health techs precisam considerar fatores institucionais do setor de saúde, que é altamente regulado e que podem prover oportunidade ou barreiras à criação de modelos de negócios inovadores. Visando abordar esta problemática, este estudo tem como objetivo compreender a influência dos fatores institucionais na criação e implementação de modelos de negócio de health techs brasileiras sob a lente da Teoria Neo-institucional. Como método, foram realizados estudos de casos múltiplos em 12 health techs brasileiras localizadas em diferentes regiões do país. Os resultados da pesquisa indicam que, na etapa de criação do modelo de negócio, há maior incidência de fatores institucionais relacionados ao pilar cultural-cognitivo e os empreendedores apresentam uma visão mais centrada em seus objetivos pessoais e propósito do novo negócio. Já na etapa de implementação do modelo de negócio, fatores ligados ao pilar normativo e ao pilar regulativo tiveram mais incidência, visto que os empreendedores obtêm uma visão mais ampla das barreiras e oportunidades no contexto institucional da saúde. Além disso, a busca por legitimidade, com ações que visam fazer o modelo de negócio ser visto como digno e aceitável no contexto institucional da saúde também foram destacadas na etapa de implementação. Em síntese, os fatores institucionais afetam de forma distinta as etapas de criação e implementação do modelo de negócio de health techs. Este estudo contribui com a literatura sobre modelos de negócios e empreendedorismo digital, destacando a importância da análise dos fatores institucionais na modelagem de negócios.;
Abstract The technological transformations arising from industry 4.0 enable advantages for innovations in products, services and business models, as well as boosting digital entrepreneurship. In this context, healthcare startups, such as healthcare technologies, come with technologies to improve or transform the patients' experience, and have the potential to revolutionize the current fragile health system. However, health techs need to consider institutional factors in the health sector, which is highly regulated, and which can act both as an opportunity and as a barrier to the creation of innovative business models. In order to address this issue, this study aims at exploring the influence of institutional factors in the creation and application of business models of Brazilian health techs, under the lens of the Neo-institutional Theory. For the development of the research, a multiple case study was carried out among 12 Brazilian health techs, located in different regions of the country. The data indicate that in the stage of creating the business model, there is a higher incidence of the culturalcognitive pillar and entrepreneurs present a more centered view on their personal objectives and purposes of the new business. In the stage of applying the business model, factors related to the normative pillar and the regulatory pillar had more incidence, since entrepreneurs get a broader view of the barriers and opportunities in the institutional context of health. It was also highlighted in the application stage the search for legitimacy, with the actions that aim at making the business model seen as worthy and acceptable in the institutional context. In short, it is possible to conclude that institutional factors affect the stages of creation and application of the health techs business model in a different way. This study contributes to the literature on business models and digital entrepreneurship, highlighting the importance of analyzing institutional factors in business modeling.;
Palavras-chave Empreendedorismo digital; Modelo de negócio; Health techs; Teoria Neo-institucional; Digital entrepreneurship; Business model; Neo-institutional Theory;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-06-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10759;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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