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O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019

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Autor Carvalho, Natália da Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6521652685043034;
Orientador Fausto Neto, Antônio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6946599956105105;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019;
Resumo Esta pesquisa em Comunicação se dá na ambiência dos estudos da sociedade em midiatização e traz como objeto de estudo as campanhas comunicacionais, de fundo social, do Esporte Clube Bahia. Neste material abordamos os cruzamentos que se dão entre comunicação, futebol e sociedade. Buscamos entender as relações que acontecem entre o Esporte Clube Bahia e seus coletivos, permeando o esporte e o social, por vias estratégicas de midiatização, uma vez que a instituição esportiva atua na sociedade de maneira intra e extracampo. A dissertação está organizada em torno de três grandes partes: na primeira, falamos sobre as transformações do esporte na sociedade em midiatização. Na segunda parte, mostramos o Esporte Clube Bahia indo além das quatro linhas de campo: inicialmente, trazemos aspectos conceituais que mostram que o tricolor baiano nem sempre foi um clube democrático. Na terceira parte do trabalho, demonstramos dimensões empíricas da pesquisa, através do desenvolvimento do trabalho de campo. Analisamos duas campanhas realizadas pelo clube no segundo semestre de 2019: SOS Praia (que trata da questão ambiental) e Dedo na Ferida (que trata de racismo estrutural) e acompanhamos seus desdobramentos na rede social Twitter. As análises indicam que o Esporte Clube Bahia leva à sociedade debates sociais importantes, mas que as interações entre os coletivos se dão de maneira complexa, desordenada e difusa nas redes sociais.;
Abstract This research in Communication analyses the communicational campaigns of Esporte Clube Bahia, which have a social background, in the context of studies on society and mediatization. In this study we approach the intersections that occur between communication, soccer and society. We seek to understand the relationships that take place between Esporte Clube Bahia and its collectives, permeating sport and the social, through strategic mediatization ways once the sports institution acts in society in an intra and extra-field way. This dissertation is built upon three main parts: in the first, we discuss how mediatization has transformed sport in society. The second part focuses on Esporte Clube Bahia going beyond the four lines of the field, first bringing conceptual aspects that reveal that the Bahian tricolor has not always been democratic. We demonstrate empirical dimensions of the research through a field study in the third part of the paper. Our study focused on two campaigns conducted by the club during the second half of 2019: SOS Praia (which deals with environmental issues) and Dedo na Ferida (which deals with structural racism) and followed their progress on Twitter. Based on the analysis, Esporte Clube Bahia brings important social debates to society, but its interactions take place in a complex, disorderly, and diffuse manner on social media.;
Palavras-chave Comunicação; Caso midiatizado; Futebol; Coletivos; Esporte Clube Bahia; Communication; Mediatized case; Soccer; Collectives;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-03-24;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11061;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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