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Impacto econômico do Programa BR do Mar: uma análise de equilíbrio geral por meio do PAEG - TLOG

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Autor Barbosa, Márcio Nora;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4964588205208638;
Orientador Azevedo, André Filipe Zago de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0625926234026025;
Co-orientador Massuquetti, Angélica;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/0530636583742073;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Impacto econômico do Programa BR do Mar: uma análise de equilíbrio geral por meio do PAEG - TLOG;
Resumo O objetivo desta tese é investigar a relação da infraestrutura de transportes nacional, em especial a portuária, com o comércio doméstico e externo brasileiro, analisando os possíveis efeitos que o Programa BR do Mar, política do governo federal brasileiro de incentivo à cabotagem, poderá exercer sobre a matriz de transportes de cargas e nas rotas inter-regionais do país, assim como verificar os efeitos sobre os setores econômicos nacionais e os efeitos spillovers no comércio internacional do Brasil. Para tanto, foi desenvolvido um modelo de equilíbrio geral computável, denominado PAEG-TLOG, com base no modelo GTAP em sua versão 10, e que retrata a matriz de transporte inter-regional e suas respectivas rotas em quatro diferentes modais de transportes. Os resultados indicam que o Programa BR do Mar geraria um maior equilíbrio da matriz de transportes inter-regional, com a maior participação da cabotagem, devido aos ganhos de mercado sobre o modal rodoviário, representando uma redução de, aproximadamente, 410 mil caminhões nas estradas em longas distâncias, reduzindo os acidentes, os custos com roubos e avarias e gerando menores níveis de poluição. Os efeitos setoriais indicam que os setores produtivos localizados nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte possuiriam maiores incrementos nos níveis de produção (em sua maioria), com destaque para os setores de arroz e de químicos. Porém, os setores de soja e de serviços de transporte responderiam com perdas da atividade produtiva. Os efeitos agregados gerariam um avanço do PIB e do bem-estar brasileiro, na ordem de 0,1% para ambas as variáveis, e se observa o comércio exterior sendo o componente do PIB que mais contribuiria para esse saldo positivo, com incrementos nas exportações de 0,09% e de 0,06% para as importações. Os resultados corroboram com os argumentos de que uma matriz de transporte mais equilibrada reduz os custos de produção e comercialização, tornando as regiões mais competitivas, elevando seu consumo e produção, e possibilitando uma maior participação no comércio internacional devido à maior competitividade de seus produtos.;
Abstract The aim of this dissertation is to investigate the relationship of the national transportation infrastructure, specially the ports, with the domestic and external Brazilian trade, analyzing the possible effects that the Brazilian government policy to encourage the cabotage (“Br do Mar” program) could exert on the country’s cargo transportation matrix and interregional routes, as well as verify the effects on the national economic sectors and the spillover effects on Brazil's international trade. To reach this aim, a Computable General Equilibrium Model, called PAEG-TLOG was developed, based on the GTAP model version 10. This model presents the interregional transport matrix and its respective routes in 4 different modes of transport. The results indicate that the “BR do Mar” program generates a greater balance in the interregional transport matrix, with a greater participation of cabotage, due to market gains over the road modal, representing a reduction of approximately 410 thousand trucks on the long distances roads, reducing accidents, theft and damage costs and generating lower levels of pollution. The sectorial effects indicate that the productive sectors located in the Northeast, Southeast and North regions have greater increases in production levels (mostly), with emphasis on the Rice and Chemical sectors. However, the Soybean sector and the transport services sector presented losses in productive activity. The aggregate effects generate an increase in Brazilian GDP and welfare of around 0.1% for both variables. The foreign trade showed to be the GDP component that most contributes to this positive balance, with increases in exports of 0.09% and 0.06% for imports. The results corroborate with the scenario that a more balanced transport matrix reduces the production and marketing costs, making the regions more competitive, increasing their consumption and production, and enabling a greater participation in international trade due to the greater competitiveness of their products.;
Palavras-chave Infraestrutura de transporte; Cabotagem; Programa BR do Mar; Equilíbrio geral computável; PAEG-TLOG; Transport infrastructure; Cabotage; BR do Mar Program; Computable General Equilibrium;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-02-25;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11100;
Programa Programa de Pós-Graduação em Economia;


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