RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O acontecimento do “feminejo”: uma análise do gênero musical através de Marília Mendonça

Mostrar registro simples

Autor Azevedo, Amanda Vic Ferreira de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6531198882244944;
Orientador Gómez de la Torre, Alberto Efendy Maldonado;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0850914521365876;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O acontecimento do “feminejo”: uma análise do gênero musical através de Marília Mendonça;
Resumo Este trabalho tem por objetivo central o intuito de analisar a evolução do gênero musical sertanejo para o gênero musical feminejo através da pesquisa qualitativa, investigando o que é gênero musical e explorando a narrativa do feminejo mediante as canções compostas pela cantora e compositora Marília Mendonça. Para tanto, realizamos, primeiramente, um resgate contextual da história do gênero musical sertanejo desde suas origens. A seguir buscamos compreender o movimento feminista, para que tenhamos embasamento na narrativa da concepção do gênero musical feminejo, e exploramos os conceitos de construções do gênero musical tendo como base as identidades da cultura da hibridização. Para desenvolver os objetivos propostos, foi utilizada a combinação de diferentes metodologias e autores e autoras, pesquisadores e pesquisadoras que nortearam os caminhos observados, destacamos dois autores principais que utilizamos para compreender gênero musical e identidade, Néstor García Canclini e Jesús Martín-Barbero. Com relação às metodologias utilizadas, estas são procedimentos de coleta, análise e combinação de técnicas qualitativas, como a análise de algumas composições da cantora Marília Mendonça para identificar os cenários do gênero musical feminejo.;
Abstract The objective of this work is to analyze the evolution of the musical genre sertanejo into the feminejo using qualitative research. First, we investigate what a musical genre is and explore the narrative of feminejo through different songs by the composer Marilia Mendonça. Therefore, we conduct a contextual review of the history of the sertanejo musical genre since its origins. In this work, we seek to understand the feminist movement to have a foundation in the narrative of creation for this new musical genre, feminejo, and explore the creation of feminejo using the identities of hybrid culture as a base. To achieve the proposed objectives, we use a combination of different methodologies, authors, and researchers. We highlight two primary authors that we use to understand musical genre and identity, Néstor García Canclini and Jesús Martín-Barbero. The different methodologies are procedures for collecting, analyzing, and combining qualitative techniques, such as analyzing some compositions by singer Marília Mendonça to identify scenes of the feminejo.;
Palavras-chave Feminejo; Feminismo; Gênero musical; Sertanejo; Marília Mendonça; Feminism; Musical genre;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-03-14;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11240;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística