RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O storytelling do terceiro setor: marcas e processos jornalísticos em vídeos produzidos por organizações da sociedade civil

Mostrar registro simples

Autor Freire, Victória;
Orientador Pedroso, Daniel Silva;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2783913581223327;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O storytelling do terceiro setor: marcas e processos jornalísticos em vídeos produzidos por organizações da sociedade civil;
Resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso se filia aos estudos de jornalismo audiovisual e storytelling. Nosso objetivo geral é compreender como se articulam as marcas e os processos do jornalismo audiovisual no storytelling de vídeos produzidos pelo terceiro setor. Como objetivos específicos, apontamos a descrição e a análise destas marcas e processos. A pesquisa se inspira no método do estudo de caso aliado a uma descrição tecnodiscursiva do corpus de pesquisa, que é formado por três vídeos referentes às seguintes organizações da sociedade civil: ONG TETO, Fundação Amazonas Sustentável e ONG Visão Mundial. Para tanto, construímos um referencial teórico que busca, primeiramente, contextualizar as questões do terceiro setor, para então entender o funcionamento das narrativas e da ferramenta do storytelling nas organizações e no jornalismo. As considerações finais apontam que estes vídeos apresentam propriedades jornalísticas no que tange à sua temática, aos processos de apuração e entrevista, bem como aos enquadramentos de câmera, edição e sonoplastia.;
Palavras-chave Storytelling; Narrativas; Jornalismo audiovisual; Terceiro setor;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-07-02;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11295;
Nivel Graduação;
Curso Jornalismo;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística