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Self-awareness of bilingualism in advanced students of english

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Autor Pinheiro, Aline de Lima;
Orientador Jaeger, Aline;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5495822787948912;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Self-awareness of bilingualism in advanced students of english;
Resumo Bilinguismo tem sido descrito por leigos como a habilidade de falar duas línguas perfeitamente (HARDING-ESCH; RILEY, 2003) e por estudiosos como a maestria similar a dos nativos em duas línguas. (BLOOMFIELD, 1933). Apesar do bilinguismo ter sido objeto de pesquisa de muitas áreas de estudo (ROMAINE, 1995), pouca atenção tem sido dada para a percepção de alunos sobre o bilinguismo, especialmente alunos de cursos de Inglês. O objetivo dessa pesquisa é investigar, através do uso de um questionário e uma discussão sobre o bilinguismo, se alunos de nível avançado de um curso de Inglês se consideram bilíngues e se são capazes de justificar as suas respostas. A partir dos dados coletados, foi possível inferir que a maioria dos participantes da presente pesquisa eram cientes de suas habilidades em Inglês e puderam se perceber bilíngues. Além disso, os participantes pareciam ser familiares com conceitos de bilinguismo que vão além de suposições feitas por leigos do que é ser bilíngue. Apesar de não haver comparações com a competência de falantes nativos, os participantes ainda priorizaram as habilidades ativas, nesse caso, o falar, quando descreveram bilíngues e bilinguismo.;
Abstract Bilingualism has often been described by lay people as the ability of speaking two languages perfectly (HARDING-ESCH; RILEY, 2003) and by scholars as the native-like mastery of two languages (BLOOMFIELD, 1933). Although bilingualism has been the subjects of studies in many areas (ROMAINE, 1995), little attention has been given to students’ perceptions, especially the ones from English language schools. The aim of this research paper is to investigate, through the usage of a questionnaire and a discussion about bilingualism, whether advanced students from a language course consider themselves bilinguals and if they are able to justify their answers. From the data gathered, it could be inferred that most subjects who were part of the present research were aware of their abilities in English and could perceive themselves as bilinguals. Also, they were familiar with concepts of bilingualism that go beyond lay people’s assumption of what it means to be a bilingual. Even though there were no comparisons to native speakers’ competence, subjects still prioritized the active skills, in this case speaking, when describing bilinguals and bilingualism.;
Palavras-chave Bilinguismo; Curso de Iínguas; Percepções; Bilingualism; Language course; Perceptions;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-12-03;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11484;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


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