Mostrar registro simples

Autor Zavalhia, Junior Eli;
Orientador Jaeger, Aline;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5495822787948912;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A projeção do interlocutor em uma videoaula do youtube;
Resumo Com o avanço da tecnologia, novas ferramentas surgiram como aliadas ao ensino de línguas, dentre elas a videoaula. Esta vem sendo alvo de pesquisas, seja para instruir na sua elaboração (ALHAMAMI, 2013), ou para analisá-la como ferramenta complementar às aulas presenciais (SEILSTAD, 2012), (WINGROVE, 2017), (KABOOHA; ELYAS, 2018). Este estudo busca entender como os professores conduzem suas aulas através de vídeos, e como buscam interagir com seus interlocutores durante a gravação do vídeo. Os dados analisados são oriundos de uma videoaula de inglês publicada no YouTube, em um canal de uma escola de idiomas. A análise dos dados revelou que a professora projeta interações com os interlocutores, os/as alunos/as, lançando mão de pares adjacentes (SEEDHOUSE, 2005) para expandir as explicações dadas na aula. Além disso, a alternância de turnos foi marcada pela mudança de postura em relação ao conteúdo da aula, ora a fala partindo de quem sabe, a professora, ora partindo de quem não sabe, o/a aluno/a. Ademais, o turno do/a aluno/a projetado/a pela professora é marcado pelo uso do vocativo teacher e mudança de expressão facial. O estudo realizado contribuiu para a expansão dos estudos relacionados a videoaulas, abrindo possibilidades de aprofundamento da análise feita em estudos futuros;
Abstract As the technology has developed, new tools have arisen as language teaching allies, among them the video lesson. It has been target of researches, either to instruct in its development (ALHAMAMI, 2013), or to analyze it as complementary tool to support the face-to-face classes (SEILSTAD, 2012), (WINGROVE, 2017), (KABOOHA; ELYAS, 2018). This study aims to understand how the teachers conduct their classes through videos, and how they interact with their interlocutors while record the video. The data analyzed comes from a video lesson on English published on YouTube, in a language school channel. The analysis showed that the teacher projects interactions with her interlocutors, the students, making use of adjacency pairs (SEEDHOUSE, 2005) to expand the explanations given during the class. Besides that, the turn-taking shift is marked by the change of attitude toward the content of the class, sometimes the speech coming from who knows, the teacher, and sometimes coming from who does not know, the student. Furthermore, the turn of the student projected by the teacher is marked by the use of the vocative teacher and changes in facial expression. This paper contributed to the expansion of the researches on video lessons, opening possibilities to go deep on the analysis in further studies.;
Palavras-chave Ensino de inglês; Ensino a distância; Análise da conversa; Pares adjacentes; English teaching; E-learning; Conversation analysis; Adjacency pairs; Turn-taking shift; Alternância de turnos;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-07-03;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11503;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística