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Construtos de loucura no cinema contemporâneo: um olhar tecnocultural sobre a insanidade a partir de Coringa (2019)

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Autor Aurich, Amerian;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9496834873750030;
Orientador Montaño La Cruz, Sonia Estela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9654736235562553;
Co-orientador Menezes, João Ricardo de Bittencourt;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/9221321629502312;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Construtos de loucura no cinema contemporâneo: um olhar tecnocultural sobre a insanidade a partir de Coringa (2019);
Resumo Esta pesquisa analisa a construção da loucura no cinema contemporâneo por meio da obra cinematográfica Coringa (2019), do diretor estadunidense Todd Phillips. Como objetivo principal, o trabalho procura compreender como a loucura, pensada enquanto construto tecnocultural, se atualiza em imagens técnicas no cinema contemporâneo. Para tal, relacionam-se as teorias levantadas em revisão bibliográfica a partir de autores como Vilém Flusser (2002), Serguei Eisenstein (2002), Michel Chion (2011), Gustavo Fischer (2013), Michel Foucault (1996, 2006 e 2019), Suzana Kilpp (2002, 2007 e 2010) e Ana da Rosa (2019). Os procedimentos teórico-metodológicos utilizados no desenvolvimento da pesquisa fundamentam-se essencialmente nas obras de Walter Benjamin e são compostos pela flânerie, pelas coleções e pelas constelações (imagens dialéticas). Ao longo da pesquisa, foi observado que o cinema mostra-se cada vez mais construído em uma extensão “para além da tela” e, a partir dessa relação estabelecida entre “dentro e fora” da obra cinematográfica, por meio do filme Coringa e de seus desdobramentos em rede, foram definidas coleções, que reuniram fragmentos por afinidades, e duas principais constelações denominadas “Então é isso, você está louco?!”: Construindo a loucura por meio de máscaras, risos e danças” e “É impressão minha, ou o mundo está ficando mais louco?: Violência, protesto, isolamento e transtorno na construção da insanidade”; a partir dessas constelações, identificou-se que as imagens “falam” sobre loucura e sobre a loucura das próprias imagens.;
Abstract This research analyzes the construction of madness in contemporary cinema through the cinematographic work Joker (2019), by American director Todd Phillips. As a main objective, the study seeks to understand how madness, thought of as a technocultural construct, is updated in technical images in contemporary cinema. For that, relations with the theories gathered in a bibliographic review from authors such as Vilém Flusser (2002), Serguei Eisenstein (2002), Michel Chion (2011), Gustavo Fischer (2013), Michel Foucault (1996, 2006 e 2019), Suzana Kilpp (2002, 2007 e 2010) and Ana da Rosa (2019). The theoretical-methodological procedures used in the development of the analysis are essentially based on the works of Walter Benjamin and are composed of flânerie, collections and constellations (dialectical images). Throughout the research, it was observed that cinema is increasingly being built as a “beyond the screen” extension and from this relation established between “in and out” the cinematographic work, through the film Joker and its unfolding in a network, collections were defined, which brought together fragments by affinities, and two main constellations called “So this is it, are you crazy?!”: Building madness through masks, laughter and dances” and “Is it just me, or is the world getting crazier?”: Violence, protest, isolation and disorder in the construction of insanity”; from these constellations, it was identified that the images “talk” about madness and about the madness of the images themselves.;
Palavras-chave Loucura; Cinema; Coringa; Tecnocultura; Comunicação; Madness; Joker; Technoculture; Communication;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-04-26;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11535;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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