Mostrar registro simples

Autor Antunes, Suélen dos Santos;
Orientador Andrighetti, Graziela Hoerbe;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5346175243293749;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Project based learning in private english classes;
Resumo O uso de Project-Based-Learning (PBL) tem sido estudado em diferentes contextos de aprendizagem, no entanto, ainda há poucos estudos disponíveis que tenham como foco o uso desta abordagem no contexto de aulas particulares de inglês. Assim, este estudo tem como objetivo analisar práticas pedagógicas em um contexto especifico de inglês como Língua Adicional (LA) e refletir sobre os benefícios da união de PBL e do ensino de inglês em contextos de aulas particulares. Para apoiar a análise, é apresentado um referencial teórico de ensino baseado por projetos em aulas de língua inglesa. Este estudo também apresenta alinhamentos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), um documento brasileiro destinado a orientar o trabalho dos professores das escolas regulares no Brasil, no intuito de apresentar possibilidades como esse documento pode ser usado para auxiliar o trabalho de professores de LA em contexto de aulas particulares. Para o contexto de análise deste estudo, apresentou-se um projeto estruturado para aulas particulares de inglês. A partir de uma perspectiva de ensino de Inglês como prática social (SCHLATTER E GARCEZ, 2012), e de Inglês como língua franca (BNCC, 2017), o estudo deste projeto explicita os benefícios do uso PBL em contextos de ensino de inglês em aulas particulares, ressaltando oportunidades de aprendizagens significativas. Este estudo busca contribuir com professores interessados em temáticas de ensino por projetos e que atuem em contextos de aulas particulares, dessa forma também serão disponibilizados neste trabalho os instrumentos e materiais didáticos elaborados para o projeto analisado neste estudo.;
Abstract The use of Project-Based-Learning (PBL) has been studied in different learning contexts, however, there are still few studies available that focus on the use of this approach in the context of private English classes. Thus, this study aims to analyze the pedagogical practices in a specific context of English as an Additional Language (AL) and reflect on the benefits of the union of PBL and English teaching in contexts of private lessons. To support the analysis, a theoretical background for project based teaching in English language classes is presented. This study also presents alignments to Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), a Brazilian document designed to guide the work of teachers in regular schools in Brazil, the goal is to present possibilities of how this document can be used to assist the work of teachers of AL in the context of private lessons. For the analysis of this study, a structured project for private English lessons is presented. From the perspective of teaching English as a social practice (SCHLATTER AND GARCEZ, 2012), and English as a lingua franca (BNCC, 2017), the study of this project explains the benefits of using PBL in the contexts of private English classes, highlighting important learning opportunities. This study seeks to contribute to teachers interested in teaching through projects and teachers who work in the context of private classes, so instruments and teaching materials prepared for the project analyzed in this study are left available.;
Palavras-chave Aprendizagem baseada em projetos; Projetos; Aulas particulares de inglês; Inglês como prática social; Inglês como língua franca; Project based learning; Projects; Private english classes; English as social practice; English as lingua franca;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-07-05;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11567;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística