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O chapéu como protagonista: uma proposta de sistema produto com foco em chapelaria

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Autor Goldim, Samanta dos Santos;
Orientador Horn, Bibiana Silveira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9731415105643926;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O chapéu como protagonista: uma proposta de sistema produto com foco em chapelaria;
Resumo A presente monografia aborda a história do chapéu, do seu surgimento até sua evolução ao longo dos anos, com o objetivo principal de identificar o momento em que o acessório caiu em desuso e trazê-lo como protagonista em uma coleção de moda. Para atingir este objetivo, foram considerados os seguintes objetivos específicos: (I) identificar a origem do chapéu e analisar sua evolução ao longo da história; (II) analisar as mudanças de comportamento de consumo da sociedade ao longo da história da moda, identificando o momento em que o chapéu como acessório caiu em desuso; (III) desenvolver cenários a partir de ferramentas do design estratégico para o posicionamento da chapelaria nos dias atuais; (IV) criar uma marca de chapelaria contemporânea; e (V) projetar um sistema de produto de moda, trazendo o chapéu como protagonista. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, de caráter exploratório. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram pesquisa bibliográfica e entrevista realizada com dois profissionais renomados na área de chapelaria e figurino. A partir das informações obtidas, foi possível realizar a criação de cenários futuros e analisar marcas concorrentes. Foi desenvolvida uma proposta de marca voltada para a chapelaria, assim como seu sistema produto/serviço. A coleção é composta por dez modelos de chapéus inspirados na fauna e na flora do Brasil. Acredita-se que este trabalho poderá vir a contribuir tanto com o mercado da moda, difundido o uso do chapéu, quanto com a área acadêmica, visto que não há muitas referências sobre o tema.;
Abstract This monograph talks about the history of the hat, from its emergence to its evolution over the years, with the main objective of identify the moment when the accessory fell out of use and bring it as a protagonist in a fashion collection. To achieve this goal, were considered the following specific objectives: (I) identify the origin of the hat and analyze its evolution throughout history; (II) analyze the changes in society's consumption behavior throughout the history of fashion, identifying the moment when the hat as an accessory fell into disuse; (III) develop scenarios based on strategic design tools for the positioning of headgear today; (IV) create a contemporary headwear brand; and (V) design a fashion product system, bringing the hat as protagonist. It is a bibliographical and qualitative research, with exploratory character. The data collection techniques used were bibliographic research and interview with two renowned professionals in the area of headgear and costumes. From the information obtained, it was possible to create future scenarios and analyze competing brands. A brand proposal was developed focused on the headgear, as well as its product/service system. The collection consists on ten models of hats inspired by the fauna and flora of Brazil. It is believed that this work may contribute to both the fashion market, the widespread use of the hat and the academic area, since there are not many references on the subject.;
Palavras-chave Chapelaria; História da moda; Evolução do chapéu; Headgear; Fashion history; Hat evolution;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-12-03;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11577;
Nivel Graduação;
Curso Moda;


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