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Posicionamento estratégico e sua relação com a dispersão salarial entre CEOs e trabalhadores nas empresas listadas na B3

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Autor Vargas, Sandra Belloli de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4173450920603776;
Orientador Diehl, Carlos Alberto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1642575921779245;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Posicionamento estratégico e sua relação com a dispersão salarial entre CEOs e trabalhadores nas empresas listadas na B3;
Resumo A pesquisa abordou o posicionamento estratégico e a dispersão salarial, temas considerados importantes para a contabilidade de gestão. Os estudos antecedentes procuram entender como as estratégias competitivas se relacionam com a remuneração e influenciam o desempenho econômico-financeiro das empresas. O objetivo geral deste estudo foi analisar a relação entre posicionamento estratégico e a dispersão salarial entre Chief Executive Officer (CEO) e trabalhadores. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa com uso de dados secundários de empresas brasileiras de capital aberto listadas na Brasil, Bolsa e Balcão (B3). As técnicas econométricas utilizadas foram a análise fatorial confirmatória, a modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados (PLS) para as variáveis quantitativas e a modelagem de equações estruturais generalizada (GSEM) para as variáveis binárias. Os resultados deste estudo indicam que as empresas, ao buscarem a liderança em custo, apresentam menor desempenho econômico do que as empresas que buscam a diferenciação. Verificou-se que o número de membros do Conselho de Administração (CA), bem como o número de membros independentes que integram o CA está relacionado positivamente à diferenciação. Constatou-se também que a dispersão salarial entre CEOs e trabalhadores relacionou-se ao número de membros no conselho de administração. No entanto, as estratégias de liderança em custos e diferenciação não foram relacionadas estatisticamente à dispersão salarial, indicando as limitações do posicionamento estratégico para explicar a heterogeneidade da dispersão salarial. Assim, o conjunto de resultados contribui para a literatura de posicionamento estratégico, ao inferir que dispersão salarial pode ser uma ferramenta útil a ser considerada na estruturação da remuneração dos trabalhadores, dado que foi associada positivamente ao desempenho econômico-financeiro.;
Abstract This research deals with strategic positioning and salary dispersion. Those topics are essential for management accounting, as previous studies seek to understand how competitive strategies related to remuneration and influence the financial performance of companies. This study analyses the relationship between strategic positioning and wages dispersion between CEOs and workers. A quantitative approach conducted using secondary data from publicly traded Brazilian companies listed at Brasil, Bolsa and Balcão (B3). The econometric techniques performed were confirmatory factor analysis and the least squares structural equation modelling (PLS) for quantitative variables, as for binary variables, the generalized structural equation modelling (GSEM). This study indicates that companies that seek cost leadership have lower economic performance than companies that seek differentiation. It was found that the number of members of the Board of Directors and the number of independent members were positively related to differentiation. The data also showed that salary dispersion between CEOs and workers was related to the number of members on the Board. However, cost leadership and differentiation strategies were not statistically related to salary dispersion. It indicates the limitations of strategic positioning to explain salary dispersion heterogeneity. Thus, the set of results contributes to the literature on strategic positioning, by inferring that salary dispersion can be a useful tool to consider in the structuring of workers compensation, given that it was positively associated with economic-financial performance.;
Palavras-chave Posicionamento estratégico; Dispersão salarial; Teoria da Agência; Empresas brasileiras; Strategic positioning; Salary dispersion; Agency Theory; Brazilian companies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-02-24;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11817;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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