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Do catálogo ao acervo vivo de um artista: uma experimentação pelo design estratégico

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Autor Rosa, Marina Ciravegna da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2050518110285662;
Orientador Barauna, Debora;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6098263490478903;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Do catálogo ao acervo vivo de um artista: uma experimentação pelo design estratégico;
Resumo Catálogo configura-se como um termo relativamente genérico no sistema da arte e à medida que é publicado passa a ser estático e temporal. Porém, a processualidade da catalogação permite um espaço para a abertura ao invés do fechamento do catálogo. O questionamento que motivou o estudo partiu da necessidade de compreender, pelo Design estratégico, o papel do catálogo, da catalogação e da narrativa no atelier de um artista. Portanto, o objetivo desta pesquisa é o de propor, pela experimentação em Design estratégico, práticas de catalogação que, ao promoverem situações de abertura, fomentem o artista e revelem o legado sociocultural. Para tanto, quatro modos construíram o método de pesquisa do estudo, esses são: o 1. modo problematizando; o 2. modo referenciando e conceituando através de uma pesquisa bibliográfica e documental posicionadas em tonalidades teóricas e conceituais do estudo; o 3. modo participando, que levantou questões por práticas de experimentação em Design estratégico, associadas à observação participante e revisão documental (física e digital) e o 4. modo interpretando, em que os resultados obtidos, levados a um nível de abstração, foram interpretados e discutidos. Três artistas plásticos participaram das experimentações propostas como espaços de abertura. Para Lou Borghetti foram propostas duas práticas de catalogação a partir do arquivo do atelier especulando em relação à participação do público através do Instagram. Ao final das práticas conseguimos catalogar 17 obras contando com informações enviadas por seguidores da rede social. Para Ana Peña foi proposta uma prática de elaborar um portfólio anotado com obras guardadas da artista para observar o seu processo de catalogação especulando sobre a construção de um legado. Foram catalogadas 178 obras da artista, que conseguiu visualizar, durante a prática experimental, a cronologia do seu trabalho e o seu legado. Para Rogério Pessôa foi proposta uma prática de catalogar seu trabalho tomando como base as fotos feitas por ele que estão na nuvem e as postagens no Instagram em um esforço especulativo para sensibilizar o artista em relação à possibilidade de fomento que a catalogação permite. O artista organizou mentalmente e esquematicamente os tipos de soluções plásticas que utiliza e criou uma solução enquanto realizava a prática experimental. Foram propostos três espaços que se abriram durante a pesquisa: os Espaços Relacionais (em que os movimentos dos ethos dos artistas são sintetizados), O Espaço de ambivalência (em que as metaprocessualidade da experimentação em Design estratégico sinalizam suas aberturas) e os Espaços narrativos (em que os artefatos das experimentações se encontraram com os demais espaços). Nestes deslocamentos entre os espaços, se identificou o papel do designer estratégico como mediador entre a catalogação e o artista. A metaprocessualidade do Design estratégico, revelou que o acervo é vivo, ele está em constante movimentação em espaços relacionais e não é um fechamento, como o catálogo estático publicado. E a experimentação em Design estratégico abriu um espaço de ambiguidade no processo, permitiu uma postura de fluidez que fez sentido para os artistas e estimulou especulações entre as práticas de atelier, seus compromissos e a própria criação artística. A catalogação do Acervo vivo foi proposta como uma possibilidade de fomento para o artista e modo de revelar o seu legado sociocultural mediado pelo Design Estratégico.;
Abstract Catalog is a relatively generic term in the art system and, as it is published, it becomes static and temporal. However, the cataloging process allows a space for opening instead of closing the catalog. The question that motivated the study came from the need to understand, through Strategic Design, the role of catalogue, cataloging and narrative in an artist's studio. Therefore, the objective of this research is to propose, through experimentation in Strategic Design, cataloging practices that, by promoting situations of openness, foster the artist and reveal the sociocultural legacy. For that, four ways built the research method of the study, these are: the 1. way problematizing; the 2. referencing and conceptualizing way through a bibliographical and documental research positioned in theoretical and conceptual shades of the study; the 3. participating mode, which raised questions about experimentation practices in Strategic Design, associated with participant observation and document review (physical and digital) and the 4. interpreting mode, in which the results obtained, taken to a level of abstraction, were interpreted and discussed. Three plastic artists participated in the experiments proposed as opening spaces. For Lou Borghetti, two cataloging practices were proposed from the atelier's archive, speculating in relation to public participation through Instagram. At the end of the practices we managed to catalog 17 works with information sent by followers of the social network. For Ana Peña, it was proposed a practice of elaborating an annotated portfolio with the artist's saved works to observe her cataloging process speculating on the construction of a legacy. 178 works by the artist were catalogued, who was able to visualize, during the experimental practice, the chronology of her work and her legacy. Rogério Pessôa proposed a practice of cataloging his work based on the photos he took in the cloud and the posts on Instagram in a speculative effort to sensitize the artist to the possibility of promotion that cataloging allows. The artist mentally and schematically organized the types of plastic solutions he uses and created a solution while carrying out the experimental practice. Three spaces were proposed that opened up during the research: the Relational Spaces (in which the movements of the artists' ethos are synthesized), The Space of ambivalence (in which the metaprocessuality of experimentation in Strategic Design signal its openings) and the Narrative Spaces ( in which the artifacts of the experiments met with the other spaces). In these displacements between spaces, the role of the strategic designer was identified as a mediator between cataloging and the artist. The metaprocessuality of Strategic Design revealed that the collection is alive, it is in constant movement in relational spaces and is not a closure, like the static published catalog. And the experimentation in Strategic Design opened a space of ambiguity in the process, allowed a fluid posture that made sense to the artists and stimulated speculations between the studio's practices, its commitments and the artistic creation itself. The cataloging of the Acervo vivo was proposed as a possibility of promotion for the artist and a way to reveal his sociocultural legacy mediated by Strategic Design.;
Palavras-chave Experimentação em design estratégico; Metaprocesso; Catalogação; Arte; Catálogo; Experimentation in strategic design; Metaprocess; Cataloging; Art; Catalogue;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-04-08;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11833;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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