RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Método Kaizen aplicado a um processo produtivo: o caso da Vettura Motor Homes

Mostrar registro simples

Autor Santos, Katiúscia Espíndola;
Orientador Mendes, Lia Weber;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9004499289993124;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Método Kaizen aplicado a um processo produtivo: o caso da Vettura Motor Homes;
Resumo Norteando-se por um mercado cada vez mais competitivo e ameaças externas impossíveis de prever, as empresas necessitam buscar o aperfeiçoamento diário de seus processos, visando identificar e eliminar atividades que não agregam valor ao negócio e que, consequentemente, geram desperdícios. Diante desse cenário, o presente estudo objetiva analisar a etapa de montagem II da Vettura Motor Homes, identificar e reduzir os desperdícios identificados, através da qualidade da melhoria contínua. A constante busca da melhoria contínua e da redução dos desperdícios nos processos administrativos impactam diretamente nos custos, lucros, cultura e competitividade das empresas. A ênfase do método de melhoria apresentada está no processo, partindo do preceito de que todos os processos devem ser aperfeiçoados, para que os resultados melhorem, gerando assim, um sistema de administração que apoia e reconhece os esforços humanos. De natureza quali-quanti, o tipo de pesquisa utilizada foi de caráter exploratório e descritivo, sendo a metodologia de estudo de caso, na qual foram abordadas técnicas de entrevistas, escala Likert, observação participante e análise de documentos da empresa. Mediante a coleta e análise dos dados, constatou-se que os desperdícios encontrados no chão de fábrica possuem relação direta com os desperdícios administrativos apresentados por Lareau (2003). Autores revelam que os desperdícios encontrados nos escritórios são tão prejudiciais quanto os encontrados na produção. Visando minimizar os principais desperdícios encontrados, com base no referencial teórico, o estudo propôs um plano de ação para a melhoria do processo e sugeriu a ferramenta PDCA para avaliação contínua do processo. A partir da utilização das práticas propostas, a empresa poderá aplicar as melhorias no processo de fabricação de veículos recreativos, através da metodologia Kaizen.;
Abstract Guided by an increasingly competitive market and external threats impossible to predict, companies need to seek daily improvement of their processes, aiming to identify and eliminate activities that do not add value to the business and, consequently, generate waste. Given this scenario, this study aims to analyze the assembly stage II of Vettura Motor Homes, identify and reduce waste identified through the quality of continuous improvement. The constant search for improvement continuous and the reduction of waste in administrative processes directly impact in the costs, profits, culture and competitiveness of companies. The emphasis of the improvement method presented is in the process, based on the precept that all processes must be improved, so that the results improve, thus generating an administration system that supports and recognizes human efforts. Of a quali-quanti nature, the type of research used was exploratory and descriptive, and the case study methodology, in which interview techniques, Likert scale, participant observation and analysis of company documents. Through data collection and analysis, it was found that the waste found on the factory floor is directly related to waste administrative procedures presented by Lareau (2003). Authors reveal that waste found in offices are just as harmful as those found in production. Aiming to minimize the main waste found, based on the theoretical framework, the study proposed an action plan to improve the process and suggested the PDCA tool for continuous evaluation of the process. From the use of the proposed practices, the company will be able to apply the improvements in the recreational vehicle manufacturing process, through the methodology Kaizen;
Palavras-chave Motorhomes; Desperdícios; Qualidade; Melhoria contínua; Kaizen; Waste; Quality; Continuous improvement;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-07;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11956;
Nivel Graduação;
Curso Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística