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A desimagem no cinema: uma imagética de sentidos que perdura na superexposição

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Autor Medeiros, Maurício Borges de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4367847691731901;
Orientador Menezes, João Ricardo Bittencourt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9221321629502312;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A desimagem no cinema: uma imagética de sentidos que perdura na superexposição;
Resumo Este trabalho é um aprofundamento teórico sobre a imagem de superexposição no cinema sobre um prisma do método intuitivo. Com análise de 48 filmes, dos quais 18 compuseram amostragem final, inicia metodologicamente da flanerie em movimento de enquadramento do objeto empírico nos filmes (BENJAMIN, 2009). Deste modo, o empírico pautável é aberto, a imagem técnica de superexposição de cinema, proporcionou ser feito a cartografia e realizada dissecações nos diferentes filmes. Dos achados na dissecação, foi proposto um mapeamento de incidências de imagens de superexposição, analisadas e organizadas conforme seus sentidos coalescentes se faziam depreendidos. Distinguindo de meras ocorrências desmedidas, procedimentos de identificação e confirmação das incidências de superexposição significável nas imagens foram desenvolvidos e postos em prova, resultando em constante tensionamento do conceito da desimagem. A imagem de superexposição está enquadrada inicialmente por uma Tríade Identitária, que são procedimentos técnometodológicos desenvolvidos especialmente na pesquisa. A materialidade destas ocorrências foram uma evidência desimagem, e se apresentaram em uma dimensão de existência deste conceito, desimagem, como aquilo de imagético que busca sua nulidade, a caminho tecnicamente da superexposição plena. A pesquisa trabalha com o conceito de a imagem técnica de superexposição acabar por afirmar sua eloquência imagética, se permitindo perdurar em sentidos e ser significável. Os construtos depreendidos então foram arranjados por constelações relativas de verossimilhança e lógica física, construtos não realísticos e oníricos, construtos de lógica narrativa e de montagem, e dentro desta dialética de montagem mais um grupamento por eloquência de elipses.;
Abstract In this work is a theoretical deepening on the image of overexposure in cinema over a prism of the intuitive method. With analysis of 48 films, of which 18 composed final sampling, it begins methodologically the flanerie in motion of framing the empirical object in the films (BENJAMIN, 2009). With the empirical pautable opened, the technical image of film overexposure, provided cartography and dissections are performed in the different films. From the findings in the dissection, a mapping of incidences of overexposure images was proposed, analyzed and organized according to their coalescing senses were understood. Distinguishing from mere mismeasures, procedures for identifying and confirming the incidences of significant overexposure in the images were developed and put to the test, resulting in constant tensioning of the concept of deimaging. The image of overexposure is initially framed by an Identity Triad, which are tecnometological procedures developed especially in research. The materiality of these occurrences was evidence of image and presented themselves in a dimension of existence of this concept, deimage, as that of imagery that seeks its nullity, on the technical path of full overexposure. The research works with the concept of the technical image of overexposure end up affirming its imagery eloquence, allowing itself to last in the senses and be signable. The constructs then seized were arranged by relative constellations of likelihood and physical logic, non-realistic and dreamlike constructs, constructs of narrative and assembly logic, and within this assembly dialectic plus a grouping by ellipse eloquence.;
Palavras-chave Desimagem; Imagem de superexposição; Imagem técnica; Direção de fotografia; Deimage; Overexposure image; Technical image; Cinematography;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-11-04;
Agência de fomento UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12001;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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