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Design emocional para melhora da autoestima e bem-estar: o aumento da autoestima e do bem-estar das mulheres através do incentivo da rotina de autocuidado

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Autor Hörlle, Ana Carolina Agostini;
Orientador Prujá, Daniel;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5679548024386513;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Design emocional para melhora da autoestima e bem-estar: o aumento da autoestima e do bem-estar das mulheres através do incentivo da rotina de autocuidado;
Resumo O período pandêmico acarretou diversas mudanças na vida e na rotina dos indivíduos ao redor do mundo. Pesquisas realizadas no ano de 2020 apontam que depressão, ansiedade, sentimento de tristeza e nervosismo estiveram mais presentes na vida dos brasileiros, sendo possível perceber a influência do contexto de pandemia sobre o bem-estar e autoestima da população em geral. Frente a isso, o presente trabalho pretendeu, através de ferramentas e metodologias do design estratégico, com foco no design emocional e design para experiência, desenvolver um projeto, a nível de trabalho de conclusão de curso, que estimule a autoestima de mulheres entre 16 e 35 anos provocando melhora no seu bem-estar. A partir dessas perspectivas, foi desenvolvido o sistema produto-serviço “Confié Skincare”, que propõe a prática do autocuidado através do skincare, com o intuito de promover um momento de prazer e bem-estar ao público-alvo. O sistema é composto por produtos dermocosméticos personalizáveis, promovendo a tangibilização do sistema; por site, disponibilizando informações sobre os produtos; e por perfis nas redes sociais Instagram, TikTok e Pinterest, visando criar conexão e interação com os integrantes do público de maneira individual em cada uma das redes. Todos esses elementos são autônomos, mas relacionados, criando sinergias para incentivar as mulheres a praticar o autocuidado, promovendo aumento na autoestima e melhora no bem-estar.;
Abstract The pandemic period brought about several changes in the lives and routine of individuals around the world. Scientific researches carried out in 2020 indicate that depression, anxiety, feelings of sadness and nervousness were more present in the lives of Brazilians, and it is possible to perceive the influence of the pandemic context on the well-being and self-esteem of the population in general. In view of this, the present study intended, through tools and methodologies of strategic design, with a focus on emotional design and design for experience, to develop a project, at the conclusion of the course, that stimulates the self-esteem of women between 16 and 35 years old, causing improves their well-being. From these perspectives, the “Confié Skincare” product-service system was developed, which proposes the practice of self care through skincare, in order to promote a moment of pleasure and well-being to the target audience. The system is made up of customizable dermocosmetic products, promoting the tangibility of the system; by website, providing information about the products; and by profiles on social networks Instagram, TikTok and Pinterest, aiming to create connection and interaction with members of the public individually in each of the networks. All these elements are autonomous, but related, creating synergies to encourage women to practice self-care, promoting increased self-esteem and improved well-being.;
Palavras-chave Design emocional; Autoestima; Bem-estar; Autocuidado; Skincare; Emotional design; Self-esteem; Well-being; Self-care;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-16;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12034;
Nivel Graduação;
Curso Design;


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