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Coesão de grupo no processo de tomada de decisão sobre divulgação de informações de caráter social pelas empresas de capital aberto listadas na [B]³

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Autor Moraes, Eliene Aparecida de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4112859536541363;
Orientador Ladeira, Wagner Junior;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9003489318938913;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Coesão de grupo no processo de tomada de decisão sobre divulgação de informações de caráter social pelas empresas de capital aberto listadas na [B]³;
Resumo Esta tese teve como objetivo verificar se a coesão de grupo afeta o processo de tomada de decisão sobre a extensão da divulgação de informações de caráter social das organizações. As teorias que embasam os temas são, a teoria da legitimidade na abordagem da responsabilidade social para fundamentar a divulgação voluntária de informações de caráter social; e a teoria do pensamento de grupo para fundamentar a abordagem da coesão de grupo. O objetivo foi alcançado após operacionalizar as variáveis empíricas e usar um modelo econométrico de regressão com dados em painel de efeitos fixos para testar as hipóteses propostas. Utilizou-se uma amostra de 104 empresas de capital aberto listadas na [B]3 e registradas na CVM, que voluntariamente divulgaram relatórios de sustentabilidade ou anual. Os resultados constataram que apenas a dimensão coesão social afeta o processo de tomada de decisão sobre a extensão de divulgação de informações de caráter social; enquanto a coesão de tarefas não teve significância no modelo. Das variáveis de controle, somente, a asseguração de relatório, o tamanho, a complexidade e a idade da organização foram significativas. A tese contribui com novas evidências e sugere que uma maior coesão social entre os membros do conselho de administração pode não ser benéfica para as organizações, não melhorando a divulgação de informações voluntárias, especificamente, as de caráter social. No entanto, diversos tipos de coesão social podem existir, dependendo das combinações das crenças, valores e experiências anteriores dos membros do conselho de administração, podendo impactar de formas distintas o processo de tomada de decisão.;
Abstract This thesis aimed to verify whether group cohesion affects the decision-making process to the extent of disclosure of information of a social nature by organizations. The underlying theories for the themes are the theory of legitimacy in the approach of social responsibility to withstand the voluntary disclosure of information, and the groupthink theory to underpin the group cohesion approach. Using an econometric regression model with fixed effect's panel data, the objective was achieved after operationalizing the empirical variables and testing the proposed hypotheses. A sample of 104 publicly traded companies listed on the São Paulo Stock Exchange ([B]3), which voluntarily disclosed sustainability or annual reports, was used. The results indicated that only the social cohesion dimension had a significant impact on the decision-making process, while task cohesion had no significance in the model. Only reporting assurance, size, complexity, and age of the organization were significant of the control variables. The thesis provides new evidence that greater social cohesion among members of the board of directors may not be beneficial for organizations, not improving the disclosure of voluntary information, specifically those of a social disclosure. However, different types of social cohesion can exist, depending on the combination of beliefs, values, and previous experiences of the members of the board of directors. This can impact the decision-making process in different ways.;
Palavras-chave Coesão de grupo; Divulgação; Informações de caráter social; Legitimidade; Group cohesion; Disclosure; Social disclosure; Legitimacy;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-11-30;
Agência de fomento Universidade de Rio Verde - UniRV;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12210;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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