RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O papel do supervisor escolar na integração dos professores iniciantes na carreira de magistério

Mostrar registro simples

Autor Rosa, Darlene Maciel da;
Orientador Nörnberg, Nara;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O papel do supervisor escolar na integração dos professores iniciantes na carreira de magistério;
Resumo Este trabalho investiga o papel do supervisor escolar na integração dos professores licenciados em pedagogia e que são iniciantes na carreira do magistério, ou seja, não possuem experiência na docência. Trata-se de saber quais estratégias os supervisores utilizam na integração do professor iniciante. A integração é um período de tempo que compreende os primeiros anos de sua prática profissional onde os professores estão fazendo a transição de estudantes para docentes. É seu primeiro contato com a realidade escolar depois de formado, sendo um período de aprendizagens. Como metodologia o tipo de pesquisa realizada foi qualitativa e a abordagem metodológica estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas com supervisores escolares da educação infantil e ensino fundamental do município de Esteio. A pesquisa revela a importância do supervisor escolar nos primeiros anos de docência dos professores, uma vez que a formação inicial parece não ser suficiente para prepará-los a exercer o magistério. A partir deste achado identifica-se a necessidade de se ter um programa que auxilie o professor no início da carreira profissional.;
Palavras-chave Formação de professores; Professor Iniciante; Supervisão escolar;
Tipo TCC;
Data de defesa 2017-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12298;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Gestão e Supervisão Escolar;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística