RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Metodologia ativa e a (re)significação do ensino: narrativas sobre o Programa Aprendiz Legal

Mostrar registro simples

Autor Appollo, Francine Ernest;
Orientador Grasse, Patrícia;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Metodologia ativa e a (re)significação do ensino: narrativas sobre o Programa Aprendiz Legal;
Resumo O presente trabalho explicita os resultados de um estudo que buscou compreender o desdobramento da proposta de metodologia ativa na aprendizagem de adolescentes e jovens do Programa Aprendiz Legal do Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS). A pesquisa, de cunho quanti qualitativo, foi desenvolvida com 183 (centro e oitenta e três) aprendizes ingressos e egressos do Programa, e apresenta as suas narrativas sobre o período de aprendizagem. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida a partir de mineração de dados, ou seja, da seleção dos termos mais presentes nas narrativas desses aprendizes. Com base na análise dos dados, a pesquisa buscou compreender as implicações da proposta pedagógica subjacente ao Programa Aprendiz Legal para o desenvolvimento de aprendizagens. A pesquisa salienta a importância de programas de inserção do jovem no mundo do trabalho que contemplem o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes no contexto profissional, estudantil, familiar e social, não se restringindo ao ensino de técnicas específicas.;
Palavras-chave Programa Aprendiz Legal; Metodologia ativa; Ensino; Aprendizagem significativa; Competência; Habilidades;
Tipo TCC;
Data de defesa 2017-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12325;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Gestão e Supervisão Escolar;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística