RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Em busca do sensível no cotidiano da escola: um olhar para as memórias e os afetos da docência

Mostrar registro simples

Autor Zanatta, Glaucia Regina;
Orientador Redin, Marita Martins;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9233717211917711;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Em busca do sensível no cotidiano da escola: um olhar para as memórias e os afetos da docência;
Resumo O presente artigo autobiográfico tem por objetivo apresentar o relato de experiência de trabalho coletivo em um estabelecimento de ensino de Educação Infantil em Novo Hamburgo onde as memórias de infância dos professores foram trazidas para o presente como uma forma de envolvê-los de maneira pulsante e criativa na construção do projeto político pedagógico. Fundamenta-se nos conceitos de infância como potência propostos por Kohan, Larrosa, Rinaldi e Mallaguzi, bem como no sentido do sensível de Duarte Júnior que analisa a importância de uma educação fundamentada na “estesia”. Estão presentes os conceitos de memória coletiva, propostos por Halbwachs e Fischer, e onde foram abordadas três categorias de análise para tratar das relações entre a Educação Infantil, a alimentação, a natureza e o brincar. A metodologia utilizada foi a de pequenas narrativas, ou fragmentos de histórias de vida, realizadas a partir dos relatos orais e escritos do grupo de professores, tendo como pano de fundo uma oficina de mosaico, intitulada “Relicário da Infância”. As conclusões apontam para a importância de se considerar as histórias de vida como parte do processo formativo com base nos estudos de Josso (2004) e as memórias de infância como potentes alavancas para favorecer os processos criativos na escola. Inspirado na monografia de Redin (2008), “Experiência Estética e Memórias de Escola – Porque é de infância que o mundo tem precisão”, o relato encontra, nos achados da memória deste grupo de professores, pistas para a construção de uma escola rica em experiências e significados.;
Palavras-chave Experiência; Estética; Memória; Infância; Formação continuada;
Tipo TCC;
Data de defesa 2017-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12333;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Educação Infantil;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística