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Pandemia e educação: os impactos psicológicos na ação docente

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Autor Marques, Ijaiza Maria Benvindo da Paz;
Orientador Vargas, Karolina Marianni;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5536191919189827;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Pandemia e educação: os impactos psicológicos na ação docente;
Resumo Neste artigo, o objetivo é investigar os impactos psicológicos sentidos pelo professor durante a pandemia diante da súbita realidade de fazer educação de forma remota. Esta reflexão se dá a partir do surgimento da Covid-19, que consequentemente provocou uma readequação no setor educacional atingindo a ação docente, sendo assim, o professor através de um novo modelo de ensino, que a princípio se tornou remoto, e posteriormente, híbrido, acabou sendo atingindo por um turbilhão de emoções, que muitas vezes o fragilizou emocionalmente. Para a realização dessa pesquisa, utilizou-se como fundamentação teórica os autores Cordeiro (2020); Moreira e Rodrigues (2018); Pereira, et al. (2020), (2002), Vital e Urz, et al. (2020) dentre outros. A abordagem é qualitativa, classificada como exploratória. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com sete professores da Escola Padre Arrupe, além da aplicação do Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) para averiguação do nível de ansiedade. Os diferentes discursos possibilitaram uma leitura reflexiva em relação ao apoio ofertado pela Escola aos educadores, como lives, formações e apoio emocional através do Setor de Psicologia para amenizar o sofrimento psíquico. Conclui-se que, o cuidado para com o outro preconizado pela Pedagogia Inaciana foi um ponto de ajuda e acolhimento para os colaboradores.;
Abstract In this article, the objective is to investigate the psychological impacts felt by the teacher during the pandemic in face of the sudden reality of doing education remotely. This reflection takes place from the emergence of Covid-19, which consequently provoked a readjustment in the educational sector, reaching the teaching action, thus, the teacher through a new teaching model, which at first became remote, and later, hybrid , ended up being hit by a whirlwind of emotions, which often weakened him emotionally. To carry out this research, the authors Cordeiro (2020) were used as theoretical foundation; Moreira and Rodrigues (2018); Pereira, et al. (2020), (2002), Vital and Urz, et al. (2020) among others. The approach is qualitative, classified as exploratory. For data collection, semi-structured interviews were conducted with seven teachers from Escola Padre Arrupe, in addition to the application of the Beck Anxiety Inventory (BAI) to assess the level of anxiety. The different discourses enabled a reflective reading in relation to the support offered by the School to educators, such as lives, training and emotional support through the Psychology Sector to alleviate psychological suffering. It is concluded that the care for the other recommended by the Ignatian Pedagogy was a point of help and acceptance for the collaborators.;
Palavras-chave Pandemia; Impactos psicológicos; Docentes; Ensino remoto; Pedagogia inaciana; Pandemic; Psychological impacts; Teachers; Remote teaching; Ignatian pedagogy;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12362;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Educação Jesuítica;


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