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Audiovisualidades Paikianas: uma arqueocartografia por artefatos da tecnocultura audiovisual contemporânea em ambientes on-line

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Autor Corso, Aline;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2204713619609417;
Orientador Fischer, Gustavo Daudt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Audiovisualidades Paikianas: uma arqueocartografia por artefatos da tecnocultura audiovisual contemporânea em ambientes on-line;
Resumo Com perspectivas tecnocultural, imagética e memorial, a tese exercita a inter-relação entre a comunicação, as artes e as tecnologias da imagem em termos de metodologias, conceitos e objetos, buscando compreender como as audiovisualidades paikianas - entendidas como uma qualidade audiovisual que é autenticada a partir da percepção das durações (éticas, estéticas e técnicas) na obra arte-midiática de Nam June Paik - se atualizam em artefatos da tecnocultura audiovisual contemporânea em ambientes on-line. Por meio de um desenho tecnometodológico artesão utilizando as combinações metodológicas intuição e arqueocartografia, que articula procedimentos da cartografia e da arqueologia da mídia, além da invenção de um percurso operacional inspirado na ideia de acesso aleatório, de Nam June Paik, são realizados dois giros arqueocartográficos. No primeiro, constata-se que o(s) mundo(s) da arte de Paik é complexo e convergente em termos de forma, tecnologia e estética utilizada e pode ser dividido em cinco grandes períodos: Incubação, Experimentação, Transformação, Expansão e Consolidação. As principais marcas tecnoculturais encontradas em Nam June Paik são globalismo, participação, imprevisibilidade, dualidade, comunicação, coexistência, informação, aleatoriedade, experimentação, ludicidade, humor, zen, ironia, tempo, memória, provocação, vigilância, política, religiosidade, fluxo, multiplicidade, multissensorialidade, hibridismo, virtualidade, ilusão, manipulabilidade e mutabilidade. Já no segundo giro, foram desenvolvidas quatro constelações, nomeadas a partir de características partilhadas com processos e manifestações culturais da Coreia do Sul, país de nascimento do artista: Hanok discute os ambientes on-line enquanto “lugares de memória” diante da condição da (de)regenerabilidade de Paik, Bibimbap aborda a participação, a colaboração e o remix como expressões da tecnocultura audiovisual, Newtro examina imagens que surgem como uma parte da relação entre o antigo e o novo, trazendo pistas para pensar marcas de ordem tecnostálgica, e Ppalli Ppalli evoca sentidos de aceleração e velocidade das imagens na tecnocultura, sobretudo no período de pandemia de COVID-19. O elemento em comum que atravessa todas as constelações é o tempo. Ao final, as audiovisualidades paikianas, especificamente em ambientes on-line, podem ser definidas como uma qualidade audiovisual resultante dos movimentos desencadeados pelas constelações, entendidas como imagens dialéticas, que, no conjunto, configuram uma galáxia paikiana, sempre em devir, aos modos como o artista se colocou em fluxo. Elas duram e se (de)regeneram por meio de uma mistura de diversos elementos (técnicos, estéticos, filosóficos, culturais e sociais, etc.) trazendo, principalmente, traços da nostalgia, experimentação e colaboração, nos provocando a pensar, entre outras coisas, sobre a exposição exacerbada de informações audiovisuais esquizofrênicas.;
Abstract With technocultural, imagetic and memorial perspectives, the thesis exercises the interrelation between communication, arts and image technologies in terms of methodologies, concepts and objects, seeking to understand how paikian audiovisualities - understood as an audiovisual quality that is authenticated from the perception of durations (ethical, aesthetic and technical) in Nam June Paik's media artworks are updated in artifacts of contemporary audiovisual technoculture in online environments. Through the creation of an artisanal technomethodological arrangement using the combinations of intuition and archaeocartography, which articulates cartography and media archeology procedures, in addition to the invention of an operational route inspired by the idea of random access, by Nam June Paik, two archaeocartographic tours are carried out. In the first one, it appears that the world(s) of Paik's art is complex and convergent in terms of forms, technologies and aesthetics and can be divided into five major periods: Incubation, Experimentation, Transformation, Expansion and Consolidation. The main technocultural marks found in Nam June Paik are globalism, participation, unpredictability, duality, communication, coexistence, information, randomness, experimentation, playfulness, humor, zen, irony, time, memory, provocation, surveillance, politics, religiosity, flow, multiplicity, multisensoriality, hybridity, virtuality, illusion, manipulability and mutability. In the second round, four constellations were developed, named based on characteristics shared with processes and cultural manifestations in South Korea, the country of birth of the artist: Hanok discusses online environments as “places of memory” in view of the condition of (de)regenerability of Paik, Bibimbap addresses participation, collaboration and remix as expressions of audiovisual technoculture, Newtro examines images that emerge as part of the relationship between the old and the new, bringing clues to think about technostalgic brands, and Ppalli Ppalli produces and evokes senses of acceleration and speed of images in technoculture, especially during the COVID-19 pandemic. The common element that runs through all the constellations is time. In the end, paikian audiovisualities, specifically in online environments, can be defined as an audiovisual quality resulting from the movements triggered by the constellations, understood as dialectical images, which, as a whole, configure a paikian galaxy, always in becoming, to the ways in which the artist put himself in flux. It endure and are (de)regenerated through a mixture of different elements (technical, aesthetic, philosophical, cultural and social, etc.), mainly bringing traces of nostalgia, experimentation and collaboration, provoking us to think, among other things, about the exacerbated exposure of schizophrenic audiovisual information.;
Palavras-chave Tecnocultura; Audiovisualidades paikianas; Imagem; Memória; Nam June Paik; Technoculture; Paikian audiovisualities; Image; Memory;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-04-28;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12424;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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