RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Estratégia de design para a formação inicial de professores autônomos da geração z na era digital: uma abordagem por meio do design estratégico

Mostrar registro simples

Autor Luft, Lara Maria;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4565206600032148;
Orientador Barauna, Debora;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6098263490478903;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Estratégia de design para a formação inicial de professores autônomos da geração z na era digital: uma abordagem por meio do design estratégico;
Resumo A formação de professores no Brasil é compreendida aqui como um problema social complexo de difícil resolução. Assim, entendendo que o Design Estratégico lida com os wicked problems e considerando o Ser Professor na Era Digital como o tema principal desta pesquisa, a questão problemática e o objetivo do trabalho voltaram-se para a construção de uma Estratégia de Design para a formação inicial do Professor Autônomo na Era Digital, em meio ao Mundo VUCA e, consequentemente, ao Mundo BANI. Trata-se de um estudo delimitado pela perspectiva de jovens brasileiros nascidos entre 1995 e 2010, também denominados de Geração Z. Esses são jovens que se constituem ou poderão se constituir como professores já em uma Era em que a educação e a sociedade sofrem ampla influência dos meios digitais. De modo geral, o trabalho caracteriza-se como uma pesquisa em design, orientada pela abordagem teórico-metodológica do Design Estratégico. Como apoio a essa metaprojetação, aplicam-se procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, resultando na problematização e teorização dos elementos conceituais e contextuais do estudo, além da proposição teórica sobre o Professor Autônomo. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores da Geração Z e professores que não são da Geração Z, mas que têm mais de cinco anos de atuação em contextos não escolares. Além disso, foram desenvolvidas sessões colaborativas (workshops) com designers difusos e especialistas com o intuito de construir as propostas de cenários futuros e de interpretar, como definidos aqui, Valores Conceituais para a construção de uma Estratégia de Design para a formação inicial de Professores Autônomos no Brasil. Ao fim, foram identificados sete Valores Conceituais, os quais se constituem como capacidades mínimas para a nova formação inicial do Professor Autônomo, esses são: Mindset de Crescimento, Desenvolvimento Humano (soft skills), Repertório, Empreendedorismo, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Prática e Comunidade Criativa. A partir dos Valores foram apresentadas e discutidas cinco possibilidades de estratégias para que, a partir dos três Critérios de Escolha: Geracional, Temporal e de Aplicabilidade, elas fossem analisadas e discutidas para que resultasse a Estratégia escolhida: um sistema produto-serviço (SPS), composto por oficinas de criação de Comunidades Criativas e Workshops de cocriação das ementas das disciplinas atuais nas Universidades do país. Esse SPS propõe inovar e adequar os cursos de Licenciatura para uma formação inicial do Professor Autônomo. Espera-se que essa Estratégia de Design possa colaborar para o desenvolvimento de uma nova formação inicial, a qual dê a autonomia e liberdade de escolha para o professor brasileiro em sua profissão na Era Digital.;
Abstract Teacher training in Brazil is understood here as a complex social problem that is difficult to solve. Thus, understanding that Strategic Design deals with wicked problems and considering Being a Teacher in the Digital Era as the main issue of this investigation, the research question and the objective turned to the construction of a Design Strategy for a teacher training course focused on the Autonomous Teachers capacities in the Digital Era, amid the VUCA World and, consequently, the BANI World. This is a study delimited by the perspective of young Brazilians born between 1995 and 2010, also called Generation Z. These are young people who are or may become teachers in an Era in which education and society are widely influenced by digital media. In general, this research is characterized as design research, guided by the theoretical and methodological approach of Strategic Design. To support this meta-projection, bibliographic and documental research were applied, resulting in the problematization and theorization of the conceptual and contextual elements of the study, besides the theoretical proposition about the Autonomous Teacher. Semi-structured interviews were also implemented with Generation Z teachers and teachers who were not from Generation Z, but who have more than five years of teaching in non-school contexts. In addition, workshops were developed with diffused and expert designers in order to build the future scenarios and to interpret, as defined here, Conceptual Values for the construction of a Design Strategy for a teacher training course focused on the Autonomous Teacher capacities in Brazil. At the end, seven Conceptual Values were identified, which constitute the minimum capacities for the new initial training of the Autonomous Teacher: Growth Mindset, Human Development (soft skills), Repertoire, Entrepreneurship, Information and Communication Technologies (ICTs), Practice and Creative Community. From the Values, five possible strategies were presented and discussed. Based on the three Choice Criteria: Generational, Temporal and Applicability, they could be analysed to result in the chosen Strategy: a product-service system (PSS), consisting of workshops for the creation of Creative Communities and Workshops for the co-creation of the syllabus of the current disciplines at the Universities. This PSS proposes to innovate and adapt the undergraduate courses for a teacher training course focused on the Autonomous Teacher capacities. It is hoped that this Design Strategy could contribute to the development of a new undergraduate course, which gives autonomy and freedom to Brazilian teachers in their profession in the Digital Era.;
Palavras-chave Estratégia; Design estratégico; Ser professor no Brasil; Professor autônomo; Geração z; Era digital; Strategy; Strategic design; Being a teacher in Brazil; Autonomous teacher; Generation z; Digital era;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-04-04;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12600;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística