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Análise do comportamento do consumidor da marca Lacoste em diferentes campanhas no Instagram

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Autor Dineck, Mariane de Oliveira;
Orientador Espindola, Polianne Merie;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0372342842269127;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Análise do comportamento do consumidor da marca Lacoste em diferentes campanhas no Instagram;
Resumo As estratégias de comunicação adotadas por grandes empresas são frequentemente usadas como cases de estudo, possibilitando a compreensão de como é possível aprender com erros e acertos, a fim de construir uma comunicação efetiva. Pensando nisso, essa pesquisa foi desenvolvida aproveitando a visibilidade de uma das principais marcas de roupas do mundo: a Lacoste. Mais do que consumidores, a Lacoste consegue cativar seu público e torná-lo fã da marca. Nesse contexto, o foco central é compreender como as estratégias de comunicação da Lacoste podem interferir na percepção do público sobre a marca. E, para encontrar respostas ao problema de pesquisa sobre a forma com a qual se observa o comportamento do consumidor da marca Lacoste, em diferentes campanhas e estratégias da marca, duas campanhas foram avaliadas: “Crocodilos Jogam Juntos”, de 2021 e “People Make Icons”, 1 de 2022. Essas campanhas diferem tanto em abordagens quanto em resultados. A resposta do público a cada uma das campanhas foi avaliada a partir dos comentários realizados nas publicações escolhidas como amostragem. Desta forma, para embasar os dados obtidos, o referencial teórico possui contribuições de diversos autores das áreas de comunicação, filosofia e sociologia, sendo eles: Paulo Freire (1977), Jesús Martín Barbero (2002), Pierre Lévy (1994), Umberto Eco (1993), Marshall McLuhan (1969), Carolina Terra (2015), Raquel Recuero (2009) e Margarida Kunsch (2003), entre outros nomes importante da literatura. Para que fosse possível validar as teorias trazidas no referencial, utilizou se o método de pesquisa de Kozinets (2014), a Netnografia, sendo os dados obtidos através das redes sociais por meio da observação das interações do público da marca. O resultado das análises aliadas ao embasamento teórico trouxe a constatação de que o público-alvo possui papel determinante para o sucesso das estratégias de comunicação. Este fator precisa ser tomado pelos profissionais da área como o pilar principal para que a marca se mantenha próspera. Além disso, foi possível perceber o papel social que a comunicação desempenha, abrindo espaço para debates sobre temas importantes.;
Palavras-chave Lacoste; Estratégias de comunicação; Representatividade; Públicos; Movimento hip-hop;
Tipo TCC;
Data de defesa 2023-12-12;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12892;
Nivel Graduação;
Curso Relações Públicas;


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