RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Literatura no Ensino Médio: os princípios da vivência literária como proposta metodológica

Mostrar registro simples

Autor Santos, Carolina Cunha dos;
Orientador Duarte, Márcia Lopes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8111183002354058;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Literatura no Ensino Médio: os princípios da vivência literária como proposta metodológica;
Resumo Este estudo tem como objetivo compreender se as metodologias utilizadas na sala de aula de literatura do ensino médio proporcionam vivências literárias. Em vista disso, este trabalho propõe um diálogo entre Riter (2009), Cosson (2006), e Duarte e Vier (2020) sobre a formação do leitor literário. A pergunta que norteou a escrita deste trabalho foi: as metodologias utilizadas na sala de aula de literatura têm promovido vivências literárias? Para responder a esta pergunta, foram feitas entrevistas com alunos do ensino médio da E.E.E.M. Profª Gregória de Mendonça, localizada em Santo Antônio da Patrulha. De modo geral, os dados evidenciam que as metodologias utilizadas em sala de aula não promovem vivências literárias, consequentemente, os estudantes não compreendem as dimensões estética e humana da leitura literária, entendendo o ato de ler textos literários como uma oportunidade para melhorar as habilidades da escrita e da leitura. Como alternativa para a realidade encontrada nas entrevistas, sugere-se uma proposta de vivência literária sobre o livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus. Conclui-se que os alunos precisam ter contato com a experiência estética e humana proporcionada pela vivência literária, para que possam se tornar jovens sensíveis às diferenças e críticos sobre a realidade em que vivem.;
Abstract This study aims to comprehend if the methodologies used to teach Literature in high school promote literary experiences. Therefore, this paper proposes a dialogue between Riter (2009), Cosson (2006), and Duarte and Vier (2020) about the formation of literary readers. The question that orientated the writing of this paper was: do the methodologies used in the Literature classroom promote literary experiences? To answer this question, interviews were conducted with high-school students from E.E.E.M. Profª Gregória de Mendonça, located in Santo Antônio da Patrulha. In general, the data shows that the methodologies used in the Literature classroom do not promote literary experiences, consequently students do not comprehend the aesthetic and human dimensions of Literature, seeing the act of reading literary texts as an opportunity to improve writing and reading abilities. As an alternative to the reality perceived in the interviews, it is suggested a literary experience planning about the book “Quarto de despejo: diário de uma favelada” by Carolina Maria de Jesus. In conclusion, the students need to be introduced to aesthetic and human experiences, which can be provided by literary experience, so that they are able to become sensitive toward differences and develop a critical sense about their realities.;
Palavras-chave Literatura; Vivência literária; Ensino Médio; Literature; Literary experience; High School;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-16;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13065;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística