RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O profissional de Letras atuante em aulas privadas de Inglês: o conceito de teacherpreneur e as competências necessárias para um fazer pedagógico transformador

Mostrar registro simples

Autor Soster, Juliana Teixeira;
Orientador Andrighetti, Graziela Hoerbe;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5346175243293749;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O profissional de Letras atuante em aulas privadas de Inglês: o conceito de teacherpreneur e as competências necessárias para um fazer pedagógico transformador;
Resumo Este estudo tem como objetivo compreender e refletir sobre as competências necessárias a um profissional de Letras que atue no segmento de aulas privadas de línguas adicionais, em específico, de inglês. Para dar conta do objetivo deste trabalho, apresento conceitos relacionados ao ensino de língua adicional que, no escopo dessa pesquisa, volta-se ao ensino de inglês e à definição do professor empreendedor na atualidade, bem como a sua atuação no mundo digital (Lafford e Ramírez (2018), Gómez (2016), Berry, Byrd, Wiede, (2013), Schlatter e Garcez (2009), Crystal (2003), Nóbrega (2016). Com o intuito de verificar como graduandos e graduados em Letras que atuam nesse meio percebem seus fazeres profissionais e que habilidades e competências consideram necessárias para um profissional de Letras que atua ou quer atuar no segmento de aulas privadas de língua adicional, seis professores e dois alunos de aulas privadas de inglês foram entrevistados a partir de questionários semiestruturados. Os resultados apontam que um professor empreendedor que deseja atuar de forma autônoma na seara de aulas privadas de inglês precisa adquirir diversas habilidades que dialogam entre si, como habilidades linguísticas, de gestão e habilidades digitais, além de correlacionar todas as habilidades necessárias para gerir suas aulas e seu negócio.;
Abstract This study aims to understand and reflect on the skills needed by a Letras professional who works in the segment of private classes of additional languages, specifically, English. To determine the objective of this work, I present concepts related to teaching an additional language which, in the scope of this research, is focused on teaching English, and the definition of the entrepreneurial teacher today, as well as their role in the digital world (Lafford and Ramírez (2018), Gómez (2016), Berry, Byrd, Wiede, (2013), Schlatter and Garcez (2009), Crystal (2003), Nóbrega (2016). In order to verify how undergraduates and graduates in Letras who work in this environment perceive their professional practices and what skills and competences they consider necessary for a Letras professional who works or wants to work in the segment of private additional language classes, six entrepreneurial teachers and two students from private English classes were interviewed using semi structured questionnaires. The results show that an entrepreneurial teacher who wants to act autonomously in the field of private English classes needs to acquire many skills that interact with each other, such as linguistic skills, management and digital skills, and also to be able to correlate all the necessary skills to manage their classes and their business.;
Palavras-chave Ensino/aprendizagem de inglês como LA; Professor empreendedor; Teacherpreneur; Ensino de Inglês em contexto de aulas privadas; Língua adicional; Teaching/learning English as an AL; Entrepreneurial teacher; Teaching English in the context of private lessons; Additional language;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-07;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13068;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística