Dissertação:
Fröhlich, William da Rosa(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Sensores vestíveis (wearable sensors) vêm sendo utilizados para obtenção confiável de sinais fisiológicos, com o intuito de apoiar o diagnóstico de doenças. Os wearable sensors podem medir sinais diversos, ...
Tese:
Boechel, Tiago(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Abordagens de aprendizado de máquina têm sido usadas em várias áreas. No campo da pesquisa agropecuária, o aprendizado de máquina tem sido utilizado para aumentar a produtividade agrícola e minimizar ...
Dissertação:
Camargo, Jonathan Pereira(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
A agilidade com que se pode produzir, divulgar e consumir informações em virtude da internet não só democratizou o acesso à informação, como também gerou abundância desta, tendo como efeito colateral a ...
Dissertação:
Goldoni, Diógines D'Avila(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Emoções possuem um impacto significativo no processo de aprendizagem, podendo melhorá-lo ou dificultá-lo. Em especial, a emoção acadêmica da confusão pode possuir um papel tanto positivo quanto negativo ...
TCC:
Samantha Gouvêa dos Santos Dias(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Não é segredo que a Matemática costuma ser a vilã do processo de aprendizagem
dos alunos na escola. Considerada por muitos como um conhecimento acabado e
fechado em si mesmo, essa disciplina escolar ...
TCC:
Przyczynski, Marília Luísa(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente estudo tem por objetivo discutir possibilidades de trabalho
em Matemática de forma mais crítica, sem desviar da importância dos conteúdos
específicos. Tendo como referencial teórico a ...
TCC:
Herzer, Felipe Boeny(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente estudo enfoca a formação em Matemática, dos professores dos
anos iniciais. Motivado pelas experiências vividas durante a atuação no 5º ano do
Ensino Fundamental, busca-se responder ...
TCC:
Oliveira, Crístian Adriano Garcia de(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um plano de ensino e
aprendizagem fundamentado numa metodologia ativa. Usa-se a Astronomia como
objeto de significação, em especial, a variação sazonal ...
Dissertação:
Pinho, Rafaela(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
A busca por certificações sustentáveis para empreendimentos tem sido cada vez
mais visada, visto que agregam valor a diversos pontos do empreendimento que está
sendo certificado, seja em termos ...
TCC:
Munhoz, Paola Busi(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Os oceanos e seus ambientes adjacentes cobrem mais de 71% da superfície da
Terra sendo os invertebrados o grupo mais diverso neste imenso ecossistema.
Assim, entender as relações ecológicas entre ...
TCC:
Klein, Gabriel(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Na Bacia do Paraná há uma ocorrência incomum de representantes de
asteroideos nas camadas marinhas da Formação Rio Bonito, Permiano Inferior.
Estes estratos sedimentares são interpretados como o ...
TCC:
Cadorin, Cristine Pereira(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O trabalho consistiu nas observações in loco e com uso de imagens do
Google Earth (GE), buscando analisar a situação dos Banhados urbanos em dois
bairros na cidade de Osório. Realizou-se análise ...
TCC:
Bauer, Amanda Letícia(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Resumo: Estudos em riachos que investigam padrões de movimentação de peixes
são escassos e apresentam lacunas. As taxas de recaptura são baixas e os
potenciais fatores causadores são: baixa eficiência ...
TCC:
Knob, Tiago Silva(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Nota-se que, mesmo com um número crescente de cientistas produzindo
conhecimento em institutos e universidades, temas como terraplana, astrologia e
abduções extraterrestres, voltam a ser amplamente ...
TCC:
Finimundi, Régis Roberto(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Na maioria das escolas públicas brasileiras, o ensino de Física Moderna e
Contemporânea (FMC), está excluído do currículo por falta de tempo para o seu
desenvolvimento, apesar da obrigatoriedade ...
TCC:
Silva, Murilo Machado da(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Desde os primórdios o ser humano desenvolveu um senso de curiosidade inato,
que o leva a aprender e desenvolver novas soluções, desvendando assim os mistérios
da natureza. Porém, esse senso de ...
TCC:
Menezes, Jean Carlos Siqueira de(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente trabalho apresenta uma proposta de projeto para o
desenvolvimento de aulas experimentais de Física, em turno inverso ao das aulas
regulares, em turmas de primeiro e terceiro ano do ensino ...
TCC:
Sortica, Henrique Rodrigues(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Com o crescimento da inclusão de estudantes nas escolas precisa-se
desenvolver estratégias para melhorar o ensino para estes sem interferir diretamente
no trabalho do professor e dos outros alunos. ...
TCC:
Kohlrausch, Daniela da Cunha(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
A Peer Instruction, que faz parte das assim denominadas metodologias ativas,
tem como foco o ensino interativo, no qual o aluno se torna protagonista do processo
de aprendizagem, enquanto a Pedagogia ...
TCC:
Flores, Brenda(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O Ensino Médio brasileiro se encontra permeado pelos mais diversos
desafios. Instituições com infraestrutura precária, recursos materiais, financeiros e
humanos insuficientes e o crescente distanciamento ...