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Um campo de concentração brasileiro : marcas enunciativas do mal-estar e da violência nas instâncias formal e diegética de Cidade de Deus

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Autor Dias, Ana Paula Penkala;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4914293819013343;
Orientador Rossini, Miriam de Souza;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0811758911094691;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Um campo de concentração brasileiro : marcas enunciativas do mal-estar e da violência nas instâncias formal e diegética de Cidade de Deus;
Resumo A violência é um dos aspectos mais apontados quando se trata do cinema brasileiro atual. Cidade de Deus é, dentro desse universo de discursos violentos e sobre a violência, um dos filmes nacionais mais desconfortáveis da atualidade, não apenas porque fala de um mundo de criminalidade, pobreza e exclusão, mas por mostrar histórias reais. Se não reais no sentido estrito, daquilo que de fato aconteceu; reais porque acontecem todos os dias nas grandes cidades deste País. Esta investigação aponta, já de início, dois tipos de enunciação em Cidade de Deus, permeadas pela violência e pela representação da alteridade: a estética publicitária e o discurso documental. A pesquisa apresentada aqui é o resultado de um trabalho que pretendeu lançar um filete de entendimento a respeito de como esse filme é construído de modo a causar-nos tanto desconforto; como pode a diegese e a forma desse filme, articuladas, provocar a sensação de mal-estar que pairou sobre as platéias do Brasil e do mundo quando Cidade de Deus foi exibid;
Abstract The violence is one of the most remarkable aspects about contemporary brazilian cinema. Cidade de Deus (City of God) is, in this universe of violence and of violent discourses, one of the most uncomfortable national movies of nowadays, not only because it tell us about a world of criminality, poverty and exclusion, but because it shows real stories. If they are not real in the strict sense, of the facts that really happened; they're real because they happen all the time in big cities of this country. This investigation points to, already on a first moment,two types of enunciation in City of God, permeated by violence and by the otherness representation: the advertising aesthetics and the documentary discourse. The research presented here is the result of a work that intended to bring a ray of understanding concerning to how this film is constructed in order to discontents us; how could the diegesis and the form of this film, articulated, provoke the sensation of uneasiness (discontent) that hovers over the;
Palavras-chave análise; Brasil; crítica; favela; filme; violência; cinema; advertising aesthetics; documental eye; otherness; violence;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2006-12-20;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2606;
Programa Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


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