RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A construção de conhecimento em dispositivos midiáticos: investigação em escolas públicas

Mostrar registro simples

Autor Rodrigues, Lylian Caroline Maciel;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3855361955263432;
Orientador Ferreira, Jairo Getúlio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8243334414084240;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A construção de conhecimento em dispositivos midiáticos: investigação em escolas públicas;
Resumo Pesquisamos as relações entre os campos da comunicação e da educação, na perspectiva dos processos midiáticos. Para isso, primeiramente, contextualizamos o tema, agrupando as contribuições que o campo acadêmico da comunicação desenvolveu em torno do mesmo. Em um segundo momento, buscamos formulações teóricas que dêem conta de nosso eixo de problematização, que pode ser resumido na seguinte questão: como o conhecimento é produzido pela mídia, considerando um lugar próprio que não o da instituição escolar, que é o espaço fundamental para o aprendizado em sociedade? Para operacionalizar as relações dos campos, mobilizamos o conceito de dispositivos, em perspectiva triádica – interação, linguagem e tecnologia. Essa angulação está articulada com outras contribuições teóricas tais como os conceitos de crença, habitus, reprodução, distinção, agenda e protagonismo. O constructo teórico produzido no processo dialético descendente e ascendente (ou, entre processos dedutivos e indutivos, com diversos níveis de reelabora;
Abstract We search the relations between the fields of communication and education in a perspective of mediatic processes. For this, first, we contextualize the subject, grouping the contributions from the communication academic field developed about this interface. At a second moment, we search for theoretical formularization that give support to our axle of problem and that can be briefed in the following question: how the knowledge is produced by media, considering its own place and not in school institution, which is the basic space for learning in society? To operate the relations between these fields, we mobilize the concept of devices, on a triadic perspective - interaction, language and technology. This angle is articulated with other theoretical contributions such as the concepts of belief, habitus, reproduction, distinction, agenda setting and protagonism. The theoretical construct produced in a descending and ascending dialectic process (or, between deductive and inductive processes, with diverse levels of;
Palavras-chave escola; influência; internet; meio; mídia; processo midiático; rádio; televisão; educação; interface; media device; media process;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2007-03-21;
Agência de fomento Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2611;
Programa Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística