RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir

Mostrar registro simples

Autor Calza, Márlon Uliana;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0344627106609671;
Orientador Silveira, Fabrício Lopes da;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir;
Resumo A camiseta estampada expressa e representa a grande diversidade cultural exposta nas ruas, vestindo sujeitos que transitam pelo cenário vivo e dinâmico das cidades, produzindo diferentes sentidos, além de interações. Nesta investigação, a ênfase recai não apenas sobre a definição deste meio de comunicação, mas também sobre sua processualidade comunicativa, considerando-se que pode ser percebido e identificado junto à Comunicação Visual Urbana. Mesmo à margem dos muitos objetos estudados pelo campo da Comunicação, a camiseta estampada é marcada por um viés publicitário, no que diz respeito ao seu uso ou abordagem, sendo, ainda, atravessada por lógicas comunicacionais. Deste modo, a discussão aqui é empreendida a partir de uma perspectiva que envolve a interação social como ângulo principal, e o objeto empírico – camiseta estampada – enquanto fenômeno investigado. Sua observação é realizada a partir da utilização de métodos que se aproximam da Pesquisa Etnográfica, com ênfase e destaque para a Fotografia, consi;
Abstract The printed t-shirt expresses and represents the great cultural diversity found on the streets, dressing individuals that walk around in the alive and dynamic scene of the cities, producing different meanings and interactions. In this research, the emphasis is not just on the definition of this medium, but also on its communicative process, considering that it can be perceived and identified at the Urban Visual Communication. Having a small part in the scope of many objects of study in the Area of Communication, the printed t-shirt is marked by an Advertising perspective, related to its use or approach, and also crossed mainly by logical communication. Therefore, this discussion is based on the perspective that involves the social interaction as its main angle, and the empirical object – the printed t-shirt – as the phenomenon investigated. Its observation is based on the use of methods that approaches related to the Ethnographic Research, with emphasis on the Photography, considered as an important Visual Me;
Palavras-chave comunicação visual urbana; interação; camiseta estampada; interaction; urban visual communication; printed t-shirt;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2009-03-16;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2647;
Programa Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística