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Brasil de fato : a imprensa popular alternativa em tempos de crise

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Autor Cassol, Daniel Barbosa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2624454099259739;
Orientador Berger, Christa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8107590943446952;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Brasil de fato : a imprensa popular alternativa em tempos de crise;
Resumo O presente trabalho tem como objetivo interpretar o Brasil de Fato, um jornal popular alternativo, em relação ao contexto de crise das esquerdas identificado pelos movimentos sociais que lhe dão sustentação. Parte-se da ideia de que as pesquisas em comunicação popular e alternativa devem levar em conta os contextos sociais nos quais as práticas de comunicação estão inseridas, na medida em que as condições objetivas postas às forças sociais incidem sobre seus meios de comunicação, conferindo-lhes significados, impondo-lhes limitações e tornando-se objeto de seus discursos. Neste sentido, busca-se interpretar o Brasil de Fato, jornal lançado em 2003 por um conjunto de movimentos sociais, entidades e intelectuais da esquerda brasileira, com o objetivo de compreender a relação entre um modo tradicional de se fazer jornalismo desde uma perspectiva contra-hegemônica e os desafios e dificuldades impostos ao jornalismo popular alternativo nos tempos de crise. Desse modo, pretende-se contribuir para a reflexão crítica;
Abstract The aim of this paper is to interpret the Brasil de Fato, a popular alternative newspaper, in relation to the context of crisis of the left identified by the social movements that support it. It begins with the idea that research on alternative and popular communication must consider the social context in which communication practices are integrated. This should be done to the extent that the objective conditions of social forces to put focus on the media and give it meaning imposes limitations and becomes the object of his speeches. Brasil de Fato was created in 2003 by a group of social movements, entities, and intellectuals of the Brazilian left. Their aim is to understand the relationship between a traditional way of doing journalism in a counter-hegemonic perspective and the challenges and difficulties imposed on the popular alternative journalism during times of crisis.;
Palavras-chave contra-hegemonia; imprensa popular alternativa; jornalismo; counter-hegemony; popular alternative journalism; journalism;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-04-08;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2658;
Programa Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


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