RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A comunicação em ambientes digitais de aprendizagem: apropriações, interações e práticas desenvolvidas no Moodle para a educação a distância

Mostrar registro simples

Autor Reichert, Julie;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7320750336623830;
Orientador Maldonado Gómez de la Torre, Alberto Efendy;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0850914521365876;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A comunicação em ambientes digitais de aprendizagem: apropriações, interações e práticas desenvolvidas no Moodle para a educação a distância;
Resumo A educação a distância (EAD) traz renovadas questões para o debate acerca dos processos de ensino-aprendizagem e da interação entre professores e estudantes. Em um mundo cada vez mais mediado pelas tecnologias, refletir sobre um novo modus operandis dos canais midiáticos colocados a serviço de uma comunicação para a educação parece ser função da academia como modo de ela mesma repensar suas práticas, ao menos no que tratar da EAD. Diante disso, parte-se para uma pesquisa que tem por objetivo analisar os processos de comunicação em um ambiente digital de aprendizagem que se estabelecem entre docente-discentes em disciplinas de cursos de Graduação ofertadas na modalidade não presencial. O caso estudado é o da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), que utiliza o programa Moodle como plataforma para desenvolver esse formato de ensino. Para se chegar aos modos de uso e apropriação desse ambiente, recorreu-se à observação de três turmas, seguida por um método que se denominou abordagem da experiência de;
Abstract Distance Education brings renewed issues into the debate about the education-learning processes and the interaction between teachers and students. In a world more and more mediated by technologies, reflecting about a new one modus operandis of the mediatic channels put in service for an educational communication seems to be the academy’s task as way for it to rethink its own practices, at least as far as Distance Education is concerned. Therefore, a research is done with the objective of analyzing the communication processes in a digital learning environment and that are established between teachers and students in Undergraduate Programs Courses offered in a non-presencial modality. The case studied is the Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), which utilizes the Moodle program as its platform to develop this education format. In order to get to the point of using and appropriating this environment, three classes were observed, followed by a method which was called an approach of use and appropria;
Palavras-chave educação a distância; Moodle; situações e inter-relação simbólica; processos comunicacionais; distance education; symbolic interrelationship situations; communicational processes;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-04-16;
Agência de fomento Banco Santander / Banespa;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2664;
Programa Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística