RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Os efeitos da integração das áreas de marketing e operações para as organizações

Mostrar registro simples

Autor Piaz, Juliana Lúcia Accordi Ferrari Dal;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4595187343211568;
Orientador Silveira, Teniza da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8476700856372881;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Os efeitos da integração das áreas de marketing e operações para as organizações;
Resumo Apesar da evidente relevância da integração entre diferentes áreas funcionais, raros são os trabalhos que contemplam os efeitos dessa integração sobre o desempenho das organizações. O enfoque mais freqüente diz respeito à natureza dos conflitos existentes, à análise das barreiras que dificultam a integração ou aos mecanismos que facilitam a sua ocorrência. Este trabalho buscou analisar o impacto da relação entre as áreas de operações e marketing sobre a satisfação de clientes. Para tanto, foi realizado um estudo na indústria moveleira, utilizando como fonte de dados três empresas do setor, localizadas na cidade de Bento Gonçalves/RS, considerada um pólo do setor no Rio Grande do Sul. O método compreendeu a realização de duas pesquisas de natureza qualitativa: a primeira, para avaliar a existência e o nível de integração entre as áreas de operações e marketing; a segunda, para avaliar, entre clientes do setor moveleiro, o que consideravam importante que seu fornecedor oferecesse para que seu nível de satisfaçã;
Abstract Despite the evident relevance of the integration between different functional areas, rare are the cases that contemplate the effect of this integration in the performance of the organizations. The most frequent approach is related to the nature of the existing conflicts, to the analysis of the barriers that make difficult the integration or the mechanisms that facilitate its occurrence. The present work looked for analyzing the impact of the relation between the operational and marketing areas concerning customer’s satisfaction. So a study about the furniture industry was performed, using three companies of the sector as source of data, located in the city of Bento Gonçalves/Rio Grande do Sul, which is considered as an important region of the sector. The method was based on the accomplishment of two researches of qualitative nature, the first one to evaluate the existence and the level of integration between the operational area and the marketing area, while the second one to evaluate, among the customers of;
Palavras-chave integração de áreas; operações; satisfação de clientes; marketing; customer’s satisfaction; integration; operations;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2006-08-16;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2677;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística