RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras

Mostrar registro simples

Autor Vanin, Jorge Alexandre;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2017661604221341;
Orientador Costa, Achyles Barcelos da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0173272835376949;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras;
Resumo O Brasil é hoje um dos principais fabricantes mundiais de calçados. A indústria calçadista brasileira é constituída por milhares de empresas de portes variados que estão distribuídas em diversos pólos. O Estado do Rio Grande do Sul é o principal produtor e exportador. O presente estudo objetivou verificar as estratégias adotadas por algumas empresas manufatureiras gaúchas do setor. Foram selecionadas e pesquisadas as consideradas líderes de mercado, de médio e grande porte, que vêm apresentando crescimento destacado. A maioria delas localiza-se no Vale do Rio dos Sinos, principal pólo calçadista brasileiro. Como resultado, constatou-se a adoção de posicionamentos estratégicos diferenciados fora do padrão praticado genericamente por aquela indústria. Observou-se diversificação de mercados e diferenciação de produtos, fabricados com alta qualidade, vendidos com marca do fabricante e de valor agregado. As unidades de produção têm divisões de criação e desenvolvimento. Fornecem em pequenos lotes, diferentemente d;
Abstract Brazil is today one of the main world shoe manufacuring. The Brazilian shoe industry is made up of several companies of different sizes which are spread out in different sites. The state of Rio Grande do Sul is the main producer and exporter. The current study had the objective to verify the adopted strategies by some gaucha manufacturing companies of the sector. It was selected and researched the ones considered leaders in the market of medium and large sizes, which have been presenting a highlighted growth. Most of them are located in Vale do Rio dos Sinos, the main Brazilian shoe site. As a result, it was testified the adoption of different strategic positions out of the pattern generically practiced by that industry. It was observed a diversification of markets and differentiation of products, manufactured with high quality, sold with the brand of the manufacturer and of agregated value. The units of production have divisions of creation and development. They are supplied in small lots, differently of th;
Palavras-chave competitividade; estratégia; inústria calçadista; Rio Grande do Sul; Vale do Rio dos Sinos; estratégia competitiva; competition; competitiveness and internacionalization; strategy;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2006-08-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2686;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística