RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Internacionalização de empresas via consórcio de exportação

Mostrar registro simples

Autor Langoski, Leandro Márcio;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2570735720124740;
Orientador Paiva, Ely Laureano;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3266145095735910;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Internacionalização de empresas via consórcio de exportação;
Resumo No Brasil existem cerca de cinco milhões de micro e pequenas empresas, grande parte destas não tem conhecimento do comércio internacional. Até há pouco tempo, atuar em mercados externos era para as grandes empresas. Hoje, os pequenos negócios estão ganhando espaço e exportando seus produtos para diferentes países. Sabe-se da limitação de recursos financeiros, de pessoal e informações que impedem o crescimento destas em atuar no mercado externo. No entanto, estas barreiras podem ser superadas através de alianças estratégicas. Este estudo busca analisar a internacionalização de nove empresas, a partir de um consórcio de exportação no setor de móveis, situado na Serra Gaúcha. O consórcio de exportação é um tipo de aliança estratégica, no qual empresas de pequeno porte buscam através de uma união solucionarem problemas comuns. O método seguido neste trabalho é o estudo de caso. Para a sua elaboração foram entrevistados o presidente e o gerente de vendas do consórcio, dois diretores e dois gerentes de exportação;
Abstract There are approximately five millions of small companies in Brazil. Among them, the majority have no knowledge on international markets. Until recently, only large companies sought to develop actions related to internationalization. Today, small businesses also are seeking this type of opportunity through exports to different countries. It is well known that the scarcity of financial resources, skilled people and information are constraints for these companies. However, those constraints may be overcome through strategic alliances. This study aims to analyze the internationalization of an export consortium from the furniture industry located in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The export consortium is a type of strategic alliance. One of this objective is to face shared problems. The research method was a case study. We interviewed: the chairman and the sales manager of the consortium; two directors and two export managers from the companies of the consortium; and two directors of companies that no lo;
Palavras-chave consórcio de exportação; móveis; internacionalização; consortium of exportation; furniture industry; internationalization;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2007-01-11;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2689;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística