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Planejamento e aprendizagem na implementação de políticas públicas: o caso da elaboração do planejamento de mobilidade urbana no município de São Leopoldo – (RS/ Brasil)

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Autor Miles, Duilio Castro;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1508842857318983;
Orientador Souza, Yeda Swirski de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2454662413132139;
Co-orientador Júnior,José Antonio Valle Antunes;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/2828871234344046;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Planejamento e aprendizagem na implementação de políticas públicas: o caso da elaboração do planejamento de mobilidade urbana no município de São Leopoldo – (RS/ Brasil);
Resumo A presente pesquisa objetiva analisar os efeitos do planejamento em uma abordagem estratégica–participativa na aprendizagem organizacional, na implementação de política pública, no caso de mobilidade urbana, no Governo Municipal de São Leopoldo. Junto com a aplicação do Planejamento Estratégico Participativo, analisa-se como os ambientes interno e externo, integrando respectivamente os conceitos de organizações que aprendem e cidades educadoras, conjugam-se e impactam nos processos de aprendizagem. Tomou-se com referência os esquemas conceituais de Crossan e Holmqvist que se complementam em função de que apresentam explicações dos processos intra e inter-organizacionais, respectivamente. Os dados foram coletados através de entrevistas, aplicação de questionários e registros de observações ao longo do processo. Como resultado destacam-se a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, com todos os desdobramentos em princípios, diretrizes, normas e procedimentos, assim como também na intensa interação desenvolvida;
Abstract The main objective of this research is to analyze the planning effects of a strategic and collaborative approach in the organizational learning, in the implementation of a public policy and in an urban mobility in São Leopoldo Municipal Government. Apart from the application of the Strategic Collaborative Planning, we analyze how the external and the internal environment, associated respectively with concepts of organizations that have learned to….as well as the educational cities, work cooperatively and also cause an impact in the leaning process. The study was based on Crossan and Homqvist’s concepts since they are complementary and explain respectively infra and inter organizational processes. We applied interviews to collect the present study data, through questionnaires and observation reports during the process. Finally, as a result, we want to highlight the creation of the Urban Mobility Plan with all its the reflections: principles, lines of direction, rules and procedures as well as the great interac;
Palavras-chave cidades educadoras; mobilidade urbana; planejamento participativo; aprendizagem organizacional; cooperative planning; educational cities; urban mobility; organizational learning;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2007-02-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2697;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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