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Gestão estratégica da criação do conhecimento nas organizações hospitalares: um estudo baseado na construção de protocolos médico-assistenciais

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metadataTrad.dc.contributor.author Jacques, Jacques Édison;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Gonçalo, Claudio Reis;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2376190590732123;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Gestão estratégica da criação do conhecimento nas organizações hospitalares: um estudo baseado na construção de protocolos médico-assistenciais;
metadataTrad.dc.description.resumo O trabalho se insere no campo dos estudos sobre estratégias organizacionais devido ao modo como o tema “gestão da criação do conhecimento” é abordado. O segmento da prestação dos serviços em saúde convive constantemente com a necessidade de incorporar novos conhecimentos estimulados pela descoberta de novas tecnologias, sejam recursos ou modelos assistenciais inovadores. Isto determina um processo sistemático de aprendizagem estratégica e operacional. Entretanto, o contexto organizacional interfere neste processo gerencial. Cada vez mais as organizações hospitalares preocupam-se em utilizar protocolos médico-assistenciais como instrumentos de gestão, visto que absorvem os novos conhecimentos para uso diagnóstico e terapêutico. Fruto desta temática, o estudo se propôs a explorar através da construção de protocolos pelas equipes multiprofissionais, de que forma a criação de um contexto capacitante influencia capacidades gerenciais e determina o conteúdo estratégico do conhecimento gerado no sentido de auxiliar;
metadataTrad.dc.description.abstract This study is embedded in the field of organizational strategies because of the approach adopted to investigate the management of knowledge creation. Health care services are faced with the constant need to incorporate knowledge because of the development of new technologies in the form of both innovative resources and health care models. Such conditions demand a systematic process of strategic and operational learning. However, organizational contexts interfere with management processes. Hospitals have been increasingly interested in using health care protocols as management tools because protocols incorporate new knowledge into diagnostic and therapeutic procedures. Therefore, this study investigated, by means of protocols developed by multidisciplinary teams, how the creation of a learning environment affected management capabilities and determined the strategic content of knowledge generated to support the sustainability of hospital organization. This qualitative, multiple-case study was carried out in tw;
metadataTrad.dc.subject gestão do conhecimento; organizações hospitalares; protocolos médico-assistenciais; estratégias organizacionais;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2007-04-19;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2704;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Administração;


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