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Autor Flores Neto, Mario;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8595444931068576;
Orientador Silveira, Teniza da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8476700856372881;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título O valor para o cliente na educação superior;
Resumo O propósito deste trabalho foi o de investigar o valor para o cliente na Educação Superior a partir da percepção dos alunos de graduação sobre atributos, conseqüências e valores relacionados ao consumo deste tipo de serviço. Com base na proposta de valor para o cliente de Woodruf (1997), utilizou-se o modelo da cadeia de meios-fim (Means-end chains) proposto por Gutman (1982) para a aplicação de duas técnicas no intuito de obter as percepções dos alunos pesquisados: a Laddering e a APT (Association Pattern Technique). A coleta de dados foi realizada em Porto Alegre, em duas etapas. A primeira etapa (qualitativa) contou com uma amostra de 30 respondentes e a segunda etapa (quantitativa) contou com 294 respondentes. Os resultados foram analisados em três momentos: análise dos resultados obtidos na Ladering; análise dos resultados obtidos na APT; e análise comparativa dos resultados obtidos nas duas técnicas. Os resultados da etapa qualitativa foram apresentados através da criação de um mapa hierárquico de valor;
Abstract The purpose of this work is to study the value to the customers in higher education, from the point of view of the students, collecting their opinions about value, consequences and attributes about this type of service. Based in the value proposed by Woodruf (1997) and using the means-end chains proposed by Gutman (1982) two models were applied to the students: the Laddering and the Association Pattern Technique (APT). All data was collected in the city of Porto Alegre in two different stages. The first one, the Value Stage (qualitative stage), done with 30 students and the second one, the Amount Stage (quantitative stage), where 294 students were interviewed. The Laddering and the APT data were separately analyzed and both were also compared. The qualitative stage’s results was presented by the creation of a customers’ value hierarchic map. The quantitative stage’s results was presented by the significance of the relations between the Attributes and Consequences, and Consequences and Values identified by APT;
Palavras-chave cadeia de meios-fim; educação superior; valor; clientes; association pattern technique; higher education; value; customer;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2007-05-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2710;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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