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Aspectos econômicos e propostas para o ingresso de empresas moveleiras gaúchas no mercado alemão

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metadataTrad.dc.contributor.author Schenkel, Silvana;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3488720839770916;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Silveira, Teniza da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8476700856372881;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Aspectos econômicos e propostas para o ingresso de empresas moveleiras gaúchas no mercado alemão;
metadataTrad.dc.description.resumo As mudanças na economia mundial têm levado as empresas à expansão de suas atividades para outros mercados externos. Os avanços da tecnologia, principalmente, na área de comunicações e transporte, e a unificação de mercados, vem ocasionando mudanças significativas no modo de penetração das empresas nos mercados, que pode varia conforme o seu segmento de atuação. Esta pesquisa teve por objetivo apresentar propostas para inserção de empresas moveleiras gaúchas no mercado alemão, considerado um dos maiores importadores mundiais e a “porta de entrada” ao mercado europeu. Através de entidades com importante atuação no setor e profundo conhecimento sobre o mercado internacional, buscou-se caracterizar a indústria moveleira nacional e do RS, o seu papel no mercado internacional e as características do produto gaúcho. Através destes dados, foi possível definir propostas para a internacionalização das empresas moveleiras gaúchas no mercado alemão. Através do trabalho, constatou-se ainda, que uma das principais dificuld;
metadataTrad.dc.description.abstract Changes occurred in the global economy have led the companies to extent their activities to other external markets. The technology advances, mainly in the communication field and logistics, and the market gathering into global ones, have brought significant changes on company’s entry mode into the foreigner markets, which can vary according to its segment role. This research has aimed to design propositions to insert the furniture southern Brazilian companies on the German market, considered one of the most important worldwide importers and the “gateway” to the European market. Through semi-structured interviews by entities with important domain and knowledge on the international furniture market, it has been intended to design the domestic and the southern Brazilian furniture industry, its role on the international market, and the regional product characteristics. Through these data it has been possible to design the propositions for the internacionalization of the Southern Brazilian furniture industry in th;
metadataTrad.dc.subject estratégia de marketing; internacionalização; marketing internacional; mercado alemão; internationalization; marketing strategy; german market; international marketing;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2007-09-27;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2719;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Administração;


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