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Estratégias colaborativas na indústria brasileira de jogos eletrônicos

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Autor Perucia, Alexandre Souza;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6366942769303129;
Orientador Balestrin, Alsones;
Lattes do orientador BALESTRIN, Alsones;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Estratégias colaborativas na indústria brasileira de jogos eletrônicos;
Resumo A presente dissertação foi desenvolvida a partir dos conceitos de estratégias colaborativas, tendo como campo empírico de análise a indústria brasileira de jogos eletrônicos. O objetivo central do estudo foi identificar em que atividades as estratégias colaborativas são implementadas entre as empresas que desenvolvem jogos, baseando-se nas orientações da Matriz CPC (CHILD et al., 2005). A pesquisa empírica foi conduzida junto às empresas da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Games (ABRAGAMES), e a coleta de dados ocorreu em duas etapas: um levantamento quantitativo, que identificou 22 empresas da ABRAGAMES, e entrevistas realizadas em profundidade em nove empresas. Os resultados mostram uma tendência das empresas de promover a internalização das atividades de produção de um jogo. Entretanto, identificaram-se estratégias colaborativas em Edição, Criação e Desenvolvimento que trouxeram ganhos de flexibilidade, ganhos no desenvolvimento de novos produtos, co-especialização, ganhos de escala e de aprendi;
Abstract This study was developed based on the concepts of collaborative strategies having, as the empirical field of analysis, the Brazilian electronic games industry. The main goal of this study was to identify in which activities collaborative strategies are present among game developers, based on the orientation of the CPC Matrix (CHILD et al., 2005). The empirical research was conducted with companies belonging to the Brazilian Game Developers Association (ABRAGAMES) and data was collected in two phases: a quantitative survey which gathered information from 22 ABRAGAMES associated companies, and interviews conducted with nine companies. The results show the tendency towards the internalization, by the companies, of most activities needed for games development. However collaborative strategies were identified in Publishing, Art creation and Development activities. These strategies provided developers with better flexibility to face environmental instability, collective rents with joint new product development, co-;
Palavras-chave internalização das atividades; produção; redes interorganizacionais; estratégias colaborativas; collaborative strategies; interorganizational relationships;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 31-03-2008;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2721;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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