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A influência das relações sociais na sobrevivência de pequenas empresas: um estudo no setor do varejo de alimentos em Porto Alegre/RS (BRASIL)

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Autor Ramos, Cláudia Felippe;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3756959427933268;
Orientador Souza, Yeda Swirski de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2454662413132139;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título A influência das relações sociais na sobrevivência de pequenas empresas: um estudo no setor do varejo de alimentos em Porto Alegre/RS (BRASIL);
Resumo Este trabalho tem como objetivo contribuir para os estudos sobre a competitividade da pequena empresa em mercados globais. Nessa perspectiva analisa as influências de relações sociais para a sobrevivência de pequenos varejos do segmento de gêneros alimentícios. O fenômeno da sobrevivência dessas empresas no Brasil é difícil de ser compreendido considerando a tensão existente entre a atuação dessas organizações e a pressão exercida por grandes supermercadistas. Buscando-se uma ótica alternativa para compreender esse fenômeno, o presente estudo parte do pressuposto de que as relações sociais podem ser explicativas para as relações de mercado. A análise toma como base dados secundários sobre o varejo de alimentos no Brasil e, como dados primários, o estudo de caso de três pequenos mercados que se destacam por sua longevidade e sobrevivência face à instalação de grandes mercados varejistas em bairros de classe média em Porto Alegre/RS. Também são considerados dados qualitativos sobre a percepção de empresas forne;
Abstract The purpose of this investigation is to contribute for the studies about small companies’ competitiveness the in global market. It is taken as a theoretical assumption that social relations can explain the survivor of small food goods retails in an environment dominated by the big supermarkets chains. In Brazil, the phenomenon of survivor of these companies is hard to be understood if we just consider the concurrence between small and large companies. Theories about social relation influence on market relations are taken as an alternative view. The analysis is based on secondary and primary data. Secondary data was used as evidences to describe the food retail market in Brazil. Primary data came from three case studies of small retails located in Porto Alegre (RS/ Brasil) that were considered survivors because they had continued on activity even after the installation of big retails markets on their neighborhood. It was also considered qualitative data about the perception of two food goods the suppliers comp;
Palavras-chave pequenas empresas; comportamento do consumidor; varejo; relações sociais; consumer behavior; retail; small companies; social relations;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2008-08-21;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2732;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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