RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Análise da estratégia de integração vertical: um estudo de caso de empresas vinícolas de vinhos finos do Vale dos Vinhedos

Mostrar registro simples

Autor Bortolini, Magda;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4660687039771114;
Orientador Hexsel, Astor Eugênio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3284624757249898;
Co-orientador Garrido, Ivan Lapuente;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/0319401801737464;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Análise da estratégia de integração vertical: um estudo de caso de empresas vinícolas de vinhos finos do Vale dos Vinhedos;
Resumo Entende-se por integração vertical ou verticalização quando os processos produtivos, de distribuição e outros processos econômicos tecnologicamente distintos, necessários para a fabricação de produtos ou serviços, são executados internamente pela empresa (PORTER, 1986), contribuindo para se ter maior controle sobre todas as etapas da cadeia produtiva. Este estudo tem como objetivo analisar a integração vertical entre as empresas vinícolas do Vale dos Vinhedos e os produtores de uva como elemento de estratégia competitiva. Além da integração vertical, existem diferentes graus de integração que podem ser adotados como estratégia pelas empresas: integração total, integração parcial, quase-integração e transações de mercado. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases: preparatória para obtenção de melhor entendimento do setor, o desenvolvimento do modelo de integração vertical e das faixas de categorização dos produtos conforme seu preço; final, constituída por um estudo comparativo dos diferentes graus de integra;
Abstract It’s known by vertical Integration or verticalness when the productive and distribution processes along with others economic processes technologically distinct, necessary to the fabrication of products or services, are executed internally in a company (PORTER, 1986), contributing in order to own a higher control on all the levels of the productive chain. This study has as its aim analyzing the vertical integration between the Vale dos Vinhedos’ winery companies and the grape farmers as an element of competitive strategy. Besides the vertical integration, there are different degrees of integration which can be adopted as strategy by the companies: total integration, partial integration, closely-integration and market shares. The research was developed in two stages: a preparatory one for a better sector’s understanding gain, the development of the vertical integration model and the categorization products tracks according to their prices; and a final one, constituted of a comparative study of the different deg;
Palavras-chave indústria vinícola; sistema de produção; estratégia de integração; production system; winery industry; integration strategy;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2009-08-21;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2746;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística