RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS

Mostrar registro simples

Autor Patines, Carla Fichtner;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1919318734395627;
Orientador Bitencourt, Claudia Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7715385604038814;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS;
Resumo Este estudo propõe o avanço das discussões acerca da abordagem das competências organizacionais, buscando a análise e a identificação das competências essenciais em uma instituição de educação profissional, o SENAC/RS. Para o alcance dos objetivos propostos desenvolveu-se um estudo de caso, no qual foram coletados, triangulados e analisados dados acerca do contexto organizacional e do setor da educação profissional. Na análise, optou-se pela diferenciação de recursos, capacidades, competências e competências essenciais, pressupondo-se que as últimas estão relacionadas com a estratégia corporativa e a geração de desempenho superior sustentável. Considerou-se que para serem essenciais ao negócio as competências relacionam tanto as percepções do público interno (alta direção, gestores e colaboradores), como as do público externo da organização (clientes). Sobretudo, as competências essenciais consideram os critérios de valia, consenso, flexibilidade estratégica e dificuldade de imitação pelos concorrentes, confo;
Abstract This study aims to contribute to the discussion about the organizational competences approach, seeking to analyze and identify the core competences in a vocational training institution, namely SENAC/RS [Business Education Center of Rio Grande do Sul]. In order to achieve those goals, a case study was developed, where data about the organizational context and the vocational education sector were collected, crosschecked and analyzed. The chosen method of analysis was to differentiate resources, capacities, competences and core competences, assuming that these last two aspects are connected with corporate strategy and the generation of a sustainable superior performance. For any competence to be considered core for the business, they have to concern both the perceptions of the internal public (high management, managers and employees), and the perceptions of the organization’s external public (clients). Most importantly, the competences were considered core according to criteria of value, consensus, strategic fle;
Palavras-chave competências essenciais; SENAC/RS; estratégia; core competences; strategy;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2009-10-09;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2758;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística