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Estrutura de capital e estratégia em mercados competitivos: uma análise empírica da relação

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Autor Severo, Rodrigo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0502530964085513;
Orientador Zani, João;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4667717082703855;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Estrutura de capital e estratégia em mercados competitivos: uma análise empírica da relação;
Resumo Um extenso corpo de pesquisa tem identificado diversos fatores sobre os determinantes da estrutura de capital. Várias características das empresas, tais como tamanho, oportunidades de crescimento, lucratividade, escudos fiscais, proporção de ativos fixos, por exemplo, têm sido relacionados como fatores que influenciam a estrutura de capital. No entanto, há poucas evidências empíricas sobre o efeito das condições de mercado sobre a estrutura de capital. (HARRIS; RAVIV, 1991). Brander and Lewis (1986, 1988) e Maksimovic (1988) foram pioneiros ao analisar o uso da estrutura financeira como uma variável estratégica em mercado de produtos competitivos. O propósito desta investigação foi justamente verificar a interação entre a estrutura de capital e a estratégia competitiva em mercado de produtos e insumos. Para isso, foi realizada uma análise dos determinantes da estrutura de capital e da estratégia por meio de um modelo de dados em painel. Além disso, foi estimado um modelo de equação simultânea com uma amostra;
Abstract An extensive body of research has identified several factors on the determinants of capital structure. Several firm characteristics such as size, growth opportunities, profitability, tax shields, or the proportion of fixed assets, have been shown to affect capital structure. Nevertheless, there is little empirical evidence on the effect of market conditions on the capital structure. (HARRIS; RAVIV, 1991) Brander and Lewis (1986, 1988) and Maksimovic (1988) pioneered the analysis of the use of financial structure as a strategic variable in product market competition. The purpose of this research was to precisely determine the interaction between the capital structure and the strategy in factor-product market. An analysis of the strategy and capital structure determinants using a panel data model was conducted. Moreover, a model of simultaneous equation was estimated with a sample of 207 Brazilian firms. The Least Square (LS), Two-stage Least Squares (2SLS) and Generalized Method of Moments (GMM) have been used;
Palavras-chave equação simultânea; estratégia; mercado de produtos e insumos; estrutura de capital; product market competition; simultaneous equations; strategic; capital structure;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2008-09-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2845;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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