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Inteligência emocional e qualidade de vida em líderes organizacionais

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metadataTrad.dc.contributor.author Gonzaga, Alessandra Rodrigues;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0123776400473682;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Monteiro, Janine Kieling;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2363463322940278;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Saúde;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Inteligência emocional e qualidade de vida em líderes organizacionais;
metadataTrad.dc.description.resumo Estudos científicos sobre as emoções despertam interesse por interpretarem fenômenos em torno do comportamento humano. Nesse contexto, ganha destaque o modelo quadrifatorial de Inteligência Emocional (IE), que considera a IE um conjunto de habilidades para compreender emoções e fazer seu uso de forma mais efetiva e consciente nos relacionamentos. Mais comumente associada a estudos de condições clínicas crônicas, a Qualidade de Vida contribui para adicionar as dimensões física, psicológica, social e ambiental dos sujeitos ao contexto de análise. O objetivo deste estudo foi o de avaliar a inteligência emocional de líderes organizacionais e possíveis relações com a qualidade de vida destes. A amostra foi composta de 30 lideranças organizacionais, sendo metade homens e metade mulheres. Foram utilizados os testes Mayer, Salovey e Caruso Emotional Intelligent Test - MSCEIT e o QV / OMS Simplificado. Os resultados apontaram para algumas diferenças de gênero e idade. Mulheres em posição de liderança são mais insat;
metadataTrad.dc.description.abstract Scientific studies about emotions arouse interest for interpreting events around human behavior. In this context, emerges de Four-Branch Model of Emotional Intelligence (EI), that considers EI as a group of abilities to understand emotions and use them at relationships in more effectively and conscious way. More often associated to health care studies, the Quality of Life concept contributes to understand different dimensions – physic, psychological, social and environmental – at the subjects’ analysis. The purpose of this study is to assess managers´ EI and to investigate its correlation with their quality of life. The sample was composed of 30 subjects (15 men – 15 women). The instruments used were the MSCEIT (Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test) and the WHOQOL - Brief (World Health Organization Quality of Life Questionnaire – Brief version). The results showed some gender differences. Women in leadership position are more unsatisfied with their quality of life than man and the younger leader;
metadataTrad.dc.subject emoções positivas; liderança organizacional; psicologia positiva; qualidade de vida; inteligência emocional; managers; organizational leadership; positive emotions; positive psychology; quality of life; emotional intelligence (EI);
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Humanas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2009-08-20;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2889;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós Graduação em Psicologia;


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