Autor |
Cardoso, Evandra; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6081414416016987; |
Orientador |
Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4957174324778567; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Saúde; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Violência, clima social escolar e síndrome de Burnout em docentes; |
Resumo |
A presente dissertação faz parte da Linha de Pesquisa Clínica da Infância e Adolescência, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Mestrado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS. Este trabalho está dividido em três partes. A primeira constitui-se na formulação de um artigo de revisão bibliográfica, como resgate teórico acerca das temáticas estudadas, que envolvem Síndrome de Burnout, clima social e violência escolar. Na segunda, é apresentado um estudo empírico, visando contribuir para o campo das abordagens sobre a Síndrome de Burnout em docentes. Por fim, um relatório detalhando a experiência da pesquisadora como um todo. Esse estudo buscou verificar os níveis de Burnout em 135 docentes de escolas públicas, investigando as relações entre suas percepções sobre clima social e violência na escola. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa, na qual foram utilizados os instrumentos: Inventário MBI - Maslach Burnout Inventory de Maslach & Jackson, na versão ED-Educators Survey, que possi; |
Abstract |
This paper is part of the Clinical Research of Childhood and Adolescence, of the Graduate Syllabus in Psychology – Master’s degree of the University of Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS. This paper is divided into three parts. The first is in the wording of an article for review, as rescue theoretical issues about the study, involving Burnout Syndrome, social climate and school violence. The second is an empirical study presented in order to contribute to the field of approaches on the Burnout Syndrome in teachers. Finally, a report detailing the experience of the researcher as a whole is presented. This study tried to evaluate the levels of burnout among 135 teachers from public schools, investigating the relationship between their perceptions of social climate and school violence. It uses a quantitative research approach in which tools as Inventory MBI - Maslach Burnout Inventory Maslach & Jackson, as ED-Educators Survey, which will narrow the Burnout Syndrome in teachers, was employed . The scale ECLIS - Scal; |
Palavras-chave |
docente; Burnout; teachers; social climate; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2009-08-31; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2896; |
Programa |
Programa de Pós Graduação em Psicologia; |